Frases como “o modo que você ama a si mesma é como você ensina todo mundo a te amar” e “você é a sua própria alma gêmea”, do livro de estreia de Rupi Kaur, “Outros Jeitos de Usar a Boca” (2014), fizeram com que a poeta, escritora e performer indiana-canadense se tornasse referência de empoderamento feminino para jovens do mundo todo. Abordando temas difíceis como abusos, relacionamentos tóxicos, autoaceitação, cobranças e muito mais, suas obras, que incluem ainda os títulos “O Que o Sol Faz com as Flores” (2017) e “Meu Corpo, Minha Casa” (2020), venderam mais de onze milhões de cópias pelo globo e a alçaram à autora nº1 pelo New York Times.
Prestes a aterrissar no Brasil pela primeira vez para único show a ser realizado no próximo sábado (4 de fevereiro) no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, Rupi Kaur contou em entrevista ao GLMRM que vir ao país é um de seus maiores sonhos e que espera poder dançar e se sentir viva por aqui. Ela também revelou que poder influenciar mulheres – incluindo as brasileiras – a serem escritoras e empoderadas faz parte dos seus objetivos de vida.
“Eu espero poder influenciar cada vez mais as mulheres a serem escritoras, a serem empoderadas e a celebrarem a si mesmas lutando por seus direitos e por seus corpos.”
Inspiradora
Hoje, aos 30 anos, a rainha dos instapoetas diz que quando começou a escrever, aos 15, pensava que ninguém iria se interessar por suas poesias. “Eu pensava: ‘Oh, meu Deus, ninguém vai gostar, eu não vou conseguir ser escritora ou escrever outro poema de novo’. Mas, eu estava enganada. Falar de amor me ajudou muito em tempos difíceis e percebi que ajudou a muitas garotas que passaram pelo mesmo que eu”, relembra ela sobre colocar no papel – e na internet – as dores das perdas e dos traumas, das curas, da feminilidade e da migração que resultou em seu maior sucesso literário.
“Quando sento para escrever, eu tento não me cobrar pensando no que as pessoas vão achar ou sentir, se vão gostar ou no feedback que vão me dar. Eu penso que o meu superpoder, a minha habilidade, é ser verdadeira comigo mesma, e muitas mulheres se enxergam nas minhas dores e nas minhas experiências”, revela Rupi que se diz sortuda por poder inspirar pessoas ao redor do mundo com suas palavras.
“Há alguns meses após um dos meus shows, uma jovem veio até mim, me olhou nos olhos e disse: ‘Enquanto eu estava sentada assistindo você falar, algo nasceu dentro de mim. Me senti poderosa’. E eu respondi: ‘Obrigado, mas você precisa se lembrar que esse poder e essa luz já existiam em você. Estão dentro de cada uma de nós'”.
Mudanças
Com três livros de sucesso, status de ser uma das jovens autoras mais influentes do mundo e ter um especial só dela na Prime Video, o “Rupi Kaur Live”, transmitido em agosto de 2021 e disponível na plataforma de streaming, a indiana nascida em Panjabe que se mudou com os pais para Toronto, no Canadá, aos 4 anos, nem acredita que viu seu maior sonho se tornar realidade.
“Tantas coisas boas me aconteceram na última década que eu nem a vi passar”, celebra Rupi. “O meu começo foi tão amedrontador, mas eu dei o meu melhor naquele momento e o resto foi história; consegui me realizar como escritora e poder tocar mulheres ao redor do mundo. Agora, me sinto pronta e animada para a próxima década. Sinto que o melhor está por vir.”
“Vou chorar no Brasil”
Os fãs brasileiros de Rupi Kaur poderão vê-la no próximo sábado (4) em São Paulo, quando trará o show de sua turnê mundial ao país pela primeira vez. Segundo ela mesma afirma, está tão animada e ansiosa com esse encontro quanto os fãs.
“Minhas leitoras do Brasil sempre me escreveram, me apoiaram e mostraram suas paixões pelos meus livros, então não vejo a hora de encontrar cada uma delas e mostrar meu show”, adianta. “Será uma hora e meia de poesias, histórias e música. Haverá um tradutor para o português e vou abordar alguns temas como depressão, ansiedade, amor e coração partido”, completa.
Ao finalizar, Rupi conta algumas coisas que pretende fazer no Brasil: “Estou também muito animada para dançar, para conhecer a cultura local e me sentir viva. Sinto que vou chorar e abraçar as pessoas”. Os ingressos para o show de Rupi Kaur em São Paulo estão à venda pelo site da Eventim.