Em breve, os estudantes terão a oportunidade de frequentar uma faculdade com o nome de ninguém menos que Barbra Streisand, a “The Barbra Streisand Institute at UCLA”, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e que será inaugurada até o fim do ano conforme um comunicado divulgado nesta quarta-feira.
A instituição de ensino, que tem como foco “resolver desafios sociais” será bancada com recursos doados pela própria megastar da música, que também brilhou no cinema, e a princípio vai oferecerá cursos em quatro áreas que ela considera importantes no momento: a verdade na esfera pública, o impacto do aquecimento global, as dinâmicas da intimidade e do poder entre mulheres e homens, e o impacto das artes na cultura atual.
“É um grande prazer para mim poder bancar esse instituto na UCLA, uma das mais importantes universidades do mundo”, Streisand disse no comunicado. “Esse será um lugar no qual estudantes poderão discutir futuramente suas funções na resolução de alguns de nossos maiores problemas atualmente, e no qual novas mentes brilhantes poderão falar verdadeiramente com os poderosos”, completou a diva musical.
Dona de uma fortuna estimada em mais de US$ 400 milhões (R$ 2,22 bilhões), Streisand, de 79 anos, sempre se envolveu em causas sociais, e por vezes tirou dinheiro do próprio bolso para patrocinar aquelas nas quais mais acredita. Em 1984, aliás, ela já tinha fechado uma parceria com a UCLA para investir em seu curso de cardiologia, o que em 2014 resultou na criação do The Barbra Streisand Women’s Heart Health Program.