A frase “viciada em viver” pode muito bem fazer jus à Luiza Possi, que no auge dos seus 38 anos – sendo 20 deles dedicados à música – tem se jogado em coisas novas e apostado em formatos que prometem proporcionar experiências únicas para o público, como é o caso da “Festa da Luiza”, série de shows que contará com bateria de escola de samba, artistas convidados e que estreia nesta quinta (9) na Casa Natura Musical, em São Paulo. Além disso, ela se encontra em seu melhor momento – de vida e carreira – e afirma que nunca se sentiu tão bem consigo mesma.
“Estou na melhor idade, na melhor fase. E acho que ainda estou chegando no pico do auge”, celebra Luiza em conversa com o GLMRM. “Eu acho que o momento mais difícil é o da menopausa, aquele em que sabemos que não somos mais um sex-symbol e as pessoas não te olham como mulher, mas sim como uma senhora. Vi minha mãe e minhas avós passando por isso e não posso negar que me assusta”, completa sobre possíveis medos de envelhecer.
Por outro lado, a cantora revela que tem uma avó que é grande inspiração quando o assunto é idade. “Minha avó fala que amou ter 40, 50 e 60 anos. Com 70 virou poeta e com 80 passou a proclamar poemas. Ela está lançando seu 11º livro aos 87 anos. Então, é isso que levo como inspiração”, conta.
Da tristeza à festa
A “Festa da Luiza”, inclusive, nasceu da vontade da cantora de celebrar a vida após passar por momentos difíceis. Durante a pandemia, seu pai, o produtor Líber Gadelha, morreu de covid-19 e, somado ao fato de que as pessoas não estavam saindo de casa e se divertindo, ela se aprofundou no autoconhecimento. A tristeza desse período turbulento alavancou nela a vontade de produzir algo extravagante e criou essa festa que chega para animar o Carnaval com músicas de diversas gerações.
“Eu quero ver a galera pulando de novo e comemorando a vida, sabe? Tenho bailarinas maravilhosas e trago músicas que estão na minha playlist da vida. São coisas que gosto de cantar e de dançar. Tenho vontade de me comunicar e de estar perto das pessoas.”
Entre as participações especiais da “Festa da Luiza” estão Grag Queen, Lexa, Wanessa Camargo, Ricon Sapiência e a bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro. Após a estreia em São Paulo, a festa seguirá em turnê pelo Brasil, não só durante o Carnaval, mas o ano inteiro. “A gente acertou a mão total”, pontua.
Revisitando o passado
Para quem enxerga Luiza em cima dos palcos não vê a pessoa forte que enfrentou barreiras desde a infância. Ao se mudar para São Paulo, aos 5 anos, devido à separação dos pais, a filha da cantora Zizi Possi teve de lidar com a solidão, além de se ver obrigada a crescer de repente, já que atravessava a ponte aérea toda semana para visitar o pai que lutava contra o câncer.
“Eu tive que crescer muito rápido. Eu tinha que passar pelo aeroporto sozinha desde os 5 anos. É uma coisa que eu não sei se eu faria com meu filho, mas também não tinha outro recurso. Meus pais não se falavam e eu tinha que ver meu pai, sabe? Eu podia perdê-lo a qualquer momento, então eu cresci nisso, cresci muito rápido e comecei a fumar cigarro com 10 anos”, relembra.
Ao revirar o baú, a carioca conta que se pudesse voltar no tempo, abraçaria a pequena mulher que se virou nos trinta para dar conta de tudo e que mesmo diante de situações frustrantes, no final, as coisas deram certo.
“Eu queria tanto voltar lá para me abraçar muito, me levar pela mão e falar: ‘No fim vai dar tudo certo, você vai encontrar um homem maravilhoso, vai ter dois filhos lindos e uma casa maravilhosa’. A minha carreira é tudo para mim, mas a minha base é sólida e isso foi muito difícil de pensar que eu era capaz de alcançar. Ter conseguido foi uma vitória do meu inconsciente”.
Hoje, com os pés no chão, Luiza destaca que olha para o futuro e enxerga sorrisos, já que, para ela, a vida é sobre sobreviver a cada dia e estar feliz. “É sobre conseguir controlar um pouco ansiedade, conseguir acreditar um pouco mais em você mesma e manter o pensamento positivo”, finaliza.
Serviço:
“Festa da Luiza”
Quando: quinta-feira (9)
Onde: Casa Natura Musical – Rua Artur de Azevedo, 2134, São Paulo – São Paulo
Ingressos: Luiza Possi | Festa da Luiza – Sympla