Após conquistar Obama e Billie Eilish, Sampa The Great traz som da Zâmbia ao Brasil: ‘Muita energia e música cultural’

Foto: Divulgação/Travys Owen

O ano de 2022 tem sido de fortes emoções para Sampa Tembo, cantora conhecida pelo nome artístico Sampa The Great. Nascida na Zâmbia, Centro-sul da África, a artista teve uma de suas músicas inserida na playlist de Barack Obama e estampou a capa da edição australiana da revista NME. Além disso, foi convidada para abrir os shows da turnê de Billie Eilish na Austrália e aterrissa no Brasil nesta semana para apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Minha mãe ficou super orgulhosa de mim e me disse: Uau! Esse é um trabalho real. O ex-presidente dos EUA está reconhecendo você”, conta Sampa The Great ao GLMRM sobre ter a canção “Energy” incluída na famosa playlist de Obama, ao lado de nomes como Beyoncé, Harry Styles, Prince e mais. Sobre os shows que fará em setembro com Billie Eilish na Austrália, afirma: “Pelo que eu vi, os concertos dela parecem com os de rockstars, e nós somos rockstars em ascensão. Queremos estabelecer o nosso status de rockstars”.

E as conquistas da cantora de 29 anos não param por ai. Seu debut, “The Return” (2019), que insere hip hop, R&B, soul music e ritmos africanos no mesmo liquidificador, tem recebido incontáveis elogios pelo mundo e papado vários prêmios. O trabalho levou três das seis indicações no ARIA Music Awards, quatro categorias do Music Victoria Awards e, o mais desejado, o de Álbum do Ano no cobiçado Australian Music Prize (AMP). “Artistas continentais são tão bons ou até melhores do que artistas de todo o mundo”, afirma.

Agora, o grande passo de Sampa The Great é conquistar os brasileiros. A artista faz shows nesta quarta-feira (17) em São Paulo, na Audio, e quinta-feira (18) no Rio de Janeiro, no Circo Voador. Na capital paulista a abertura será da cantora Bebé, com discotecagem de Discopedia e DJ Tamenpi, enquanto na carioca quem toca antes da atração principal será M.C. NINA, com Tropicals e DJ Nepal comandando a pista. Ambas as apresentações são do Queremos!.

Segundo adianta a própria, os shows no Brasil terão “muita energia e muito da cultural musical africana”. Ou seja, elementos que tornam os concertos de Sampa The Great imperdíveis.

Confira a conversa completa:

Foto: Divulgação/Imraan Christian

Glamurama: É a sua primeira vez no Brasil. O que os fãs podem esperar dos shows?

Sampa The Great: Eu trago muita energia e muito da nossa música cultural para os shows. Então, definitivamente, podem esperar muito disso. A minha família inteira é a minha banda também, o que significa que será uma banda inteira da Zâmbia; por isso podem ter certeza de que haverá muita energia e muita música ‘da casa’.

Como você define o seu som para brasileiros que ainda não conhecem o seu trabalho?

É uma mistura de coisas. Eu e meu produtor chamamos de música híbrida, pois misturamos kalindula [estilo de música popular na África], zamrock [estilo de música criado na Zâmbia em 1970], hip hop, R&B e soul music. Vamos misturando todas essas coisas que nos influenciaram enquanto crescíamos com a nossa música tradicional.

A música “Energy” entrou na playlist de Barack Obama. Como você se sentiu ao ver a faixa junto a tantos outros grandes nomes da música mundial escolhidos pelo ex-presidente dos EUA?

Fiquei muito honrada por ser reconhecida em uma escala tão grande. Minha mãe ficou super orgulhosa de mim e me disse: “Uau! Esse é um trabalho real. O ex-presidente dos EUA está reconhecendo você”. Então, isso fez com que eu me tornasse um pouco mais importante para a minha família.

Em setembro você vai abrir alguns shows da turnê australiana de Billie Eilish. Como rolou o convite? Você é fã dela?

O convite foi feito há uns quatro ou cinco meses. Meu empresário me disse: ‘Estou colocando seu nome para abrir os shows de Billie na Austrália’, e eu fiquei, tipo: ‘Uau! Isso é demais’. Eu a acho extremamente criativa e será ótimo para expandir o nosso público. Pelo que eu vi, os shows dela parecem com os de rockstars, e nós somos rockstars em ascensão. Queremos estabelecer o nosso status de rockstars. Nossos shows têm tanta energia quanto vemos nos dela, e há muito brilho artístico com visuais e dançarinos.

Não é comum artistas da Zâmbia ganharem destaque na música popular mundial, e você está brilhando com shows esgotados, saindo em capas de revistas e ganhando prêmios com o disco “The Return”. Como você enxerga isso? Você sente que estamos quebrando paradigmas ao olhar para artistas de todo o mundo?

Neste ponto, nós só queremos ser capazes de criar um novo lugar para jovens artistas da Zâmbia, onde eles não têm que ‘parecer assim’, ou ‘falar assim’, ou ‘ser deste lugar’ para ser reconhecidos. Artistas continentais são tão bons ou até melhores do que artistas de todo o mundo e, às vezes, nós não temos as mesmas oportunidades. Portanto, trata-se realmente de abrir um novo caminho na esperança de que os jovens artistas da Zâmbia possam segui-lo.

Você sabe algo sobre música brasileira? Gosta de algum artista daqui?

Eu não sei muito sobre música brasileira. Conheço alguns DJs incríveis, mas não sei muito e estou realmente ansiosa para aprender sobre a música brasileira e artistas brasileiros. Eu sei que algumas músicas tradicionais brasileiras estão ligadas à música tradicional africana, o que me deixa muito animada. Então, estou super ansiosa para aprender sobre isso.

O que você pretende fazer no seu tempo livre no Brasil?

Qualquer coisa que tenha a ver com água, música, dança e artes. É isso que eu gostaria de fazer.

Uma curiosidade: você sabia que “Sampa” é o apelido que os brasileiros deram à cidade de São Paulo?

Sim, eu sei. Eu tinha uma amiga de São Paulo que morava comigo na Austrália, e ela sempre me dizia que Sampa é o apelido que dão à São Paulo.

Serviços:

SÃO PAULO – Show Sampa The Great
Abertura: Bebé
Pista: Discopedia e DJ Tamenpi
Data: Quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Local: Audio
Endereço:  Avenida Francisco Matarazzo 694, Água Branca – São Paulo (SP)
Abertura da casa: 20h
Classificação: 18 anos
Valores dos Ingressos: a partir de R$ 140 (meia-entrada solidária)
Venda de Ingressos: Bilheteria Audio (Avenida Francisco Matarazzo, 694 – de segunda a sábado, das 13h às 20h) e no aplicativo ou site da Ticket360:
https://www.ticket360.com.br/ingressos/25229/sampa-the-great

RIO DE JANEIRO – Show Sampa The Great
Abertura: MC N.I.N.A
Pista: Tropicals e DJ Nepal
Data: Quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Local: Circo Voador
Endereço: R. dos Arcos, s/n – Lapa, Rio de Janeiro (RJ)
Abertura da casa: 21h
Classificação: 18 anos
Valores dos Ingressos: a partir de R$140 (meia-entrada solidária)
Venda de Ingressos: Bilheteria Circo Voador (R. dos Arcos, s/n – Lapa, Rio de Janeiro – RJ) – de terça a sexta, de 12h às 18h; em dias de eventos, 1h antes da abertura dos portões até o início do show principal; e no site da Eventim:
https://www.eventim.com.br/artist/sampa-the-great/

Sair da versão mobile