Filme retrata contrastes, desafios e superações enfrentados pela população negra no Brasil
A ex-consulesa da França em São Paulo e consultora em treinamentos em Diversidade e Inclusão, Alexandra Loras, lança nesta segunda-feira (20), o documentário “Inconscientes Revelados”. Idealizado e concebido por Loras, o filme é uma das poucas produções audiovisuais brasileiras em que boa parte dos profissionais envolvidos é composta por pessoas negras.
O documentário conta com as participações de Luislinda de Valois, ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e do professor e historiador, Leandro Karnal. A obra é dirigida por Alexandra Loras e Bruno Zanetti e produzida por Daniel Picolo e Guilherme Picolo.
Em 70 minutos de duração, o doc retrata a formação do povo brasileiro, liderança de mulheres negras no empreendedorismo e padrões comportamentais que moldam a nossa sociedade. Com abordagem moderna, a obra também destaca de maneira contundente as características e cicatrizes do racismo no Brasil.
A data escolhida para o lançamento ao público não poderia ser mais emblemática. Com forte atuação na área de transformação pessoal e empresarial nas questões de diversidade étnico-racial de diversas organizações, Loras orgulha-se pelo resultado:
“Queremos retratar uma questão econômica e social. O povo negro sempre foi retratado e colocado em posições que desfavoreceram nossa imagem e a proposta desse documentário é justamente quebrar esse estereótipo e engrandecer toda a contribuição que demos ao Brasil para a formação de seu povo”, destaca.
O filme estará disponível no canal do YouTube de Alexandra Loras, além de ser exibido no novo canal Afro Brasil e emissoras de TV aberta e fechada.