David Bowie
Foto inédita de David Bowie da era ‘Toy’ Crédito Frank Ockenfels

Álbum perdido de David Bowie será lançado em série de reedições póstumas do artista

46 Compartilhamentos
46
0
0
0
0

Os fãs de David Bowie estão em polvorosa. O álbum perdido Toy (2001), que mistura novas canções e versões de composições menos conhecidas do período entre 1964-71, vai ser lançado oficialmente como parte da última série de reedições póstumas do eterno camaleão do rock.

O coprodutor do disco, Mark Plati, chamou Toy de “um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia. É o som de pessoas felizes fazendo música”. E explicou: “David revisitou e reexaminou seu trabalho de décadas anteriores por meio de prismas de experiência e novas perspectivas – um paralelo que não passou despercebido por mim, visto que agora o revisito. De vez em quando, ele costumava dizer: ‘Mark, este é o nosso álbum’ – acho que porque sabia que eu estava profundamente envolvido com ele nessa jornada. Estou feliz por finalmente poder dizer que agora pertence a todos nós.”

Gravado em 2000, em Nova York, Toy revisita canções, incluindo seu single de estreia, ainda como Davie Jones With the King Bees, Liza Jane; seu terceiro single, You’ve Got a Habit of Leaving; e Silly Boy Blue do álbum homônimo de 1967.

A ideia de Bowie para seu 23º disco ganhou corpo em 1999, quando ele cantou Can’t Help Thinking About Me pela primeira vez em 30 anos para um episódio de VH1 Storytellers. Ele planejou “deixar tudo solto, rápido, e não limpar muito as coisas ou ficar pensando na perfeição”, escreveu Plati em seu blog.

Mas esse projeto acabou sendo engavetado, o que teria deixado o cantor “terrivelmente magoado” e até levado à sua saída da gravadora. Então veio o álbum Heathen lançado em 2002 pela própria ISO de Bowie na Columbia Records.

Fato é que, 20 anos depois, o projeto queridinho de Bowie chega ao mercado em 26 de novembro como parte de um novo box, David Bowie 5: Brilliant Adventure (1992-2001), junto com os novos remasterizadores de Black Tie White NoiseThe Buddha of SuburbiaOutsideEarthlingHours; o álbum ao vivo BBC Radio Theatre, Londres, 27 de junho de 2000 e a compilação de raridades Re: Call 5.

Uma edição expandida, Toy: Box, será lançada em 7 de janeiro de 2022. Ela fecha com uma nova música criada a partir de uma jam no final de uma tomada ao vivo de I Dig Everything. O pacote inclui fotografias inéditas de Frank Ockenfels III, mixagens alternativas e lados B, e remixes de 13 canções de Toy.

Você também pode gostar