Na Agenda Cultural GLMRM desta semana, 4 boas razões para não sair de casa. Confira as novidades da semana para livros, audiolivros e séries para curtir os dias de descanso da melhor maneira.
Edição Especial
O livro “Rita Lee: Uma Autobiografia” já é um best-seller. No entanto, chega às lojas agora uma edição de luxo. A nova versão tem capa dura, com o nome de Rita Lee em cobre metálico. Além disso, as folhas de guarda têm uma foto inédita da cantora, vestida de bobo da corte. Na lombada lateral do livro, uma pintura tie-dye, a pedido de Rita. Por fim, a primeira tiragem da obra trará dois minipôsteres.
“Em 2020, Rita e eu começamos a pensar nesta edição de luxo de sua primeira autobiografia. Planejávamos lançá-la no ano seguinte. Entretanto, ela decidiu focar a criação de um novo livro infantil e o lançamento dessa edição especial acabou ficando para depois. Apesar disso, a maior parte das ideias aqui presentes surgiram de papos com Rita. A capa dura com a brincadeira das duas imagens semelhantes àquelas usadas em fichas policiais foi sugestão dela. Outra ideia que surgiu quando discutimos o projeto foi um caderno de fotos extra. Na edição padrão, algumas das imagens escolhidas por nós ficaram de fora. Desta vez, decidimos manter os quatro cadernos anteriores e adicionar mais um. Uma espécie de bônus — todas essas fotos com legendas escritas por Rita (prontas desde 2016!). E temos mais algumas surpresinhas por aí,” conta Guilherme Samora, jornalista que foi parceiro da cantora na criação do livro.
“Rita Lee: Uma Autobiografia” edição de luxo tem 316 páginas e custa $376. Está disponível aqui.
De Colecionador
Outro livro especial chegando ao mercado é o Shoes A-Z The Collection of the Museum at Fit. Pelas páginas, um passeio pela coleção de sapatos do museu do FIT, o Fashion Institute of Technology. Com designs de estilistas como Salvatore Ferragamo, Christian Louboutin, Manolo Blahník e Roger Vivier, o livro dá ao leitor acesso a croquis originais, arquivo de fotos publicitárias e fotografias de acervo pessoal dos criadores. São apenas 1000 cópias da edição especial com três impressões de Manolo Blahník criadas exclusivamente para o livro.
Fotos: Divulgação
Para pegar a pipoca
Estreou no Paramount+ a minissérie O Ouro, com seis episódios. A trama baseia-se num roubo real que aconteceu em Londres na década de 1980: o roubo à Brinks Mat, considerado um dos maiores do mundo. Os bandidos queriam roubar dinheiro, mas acabaram levando 26 milhões de libras (cerca de 160 milhões de reais) em barras de ouro. E aí, como fazer para poder usar esse ouro todo? A lavagem desse dinheiro teve escala internacional, juntou todo tipo de criminoso, injetou quantidades gigantes de dinheiro em mercados legais e ilegais e deixou rastros e impactos na Inglaterra que perduraram por décadas. No elenco, Hugh Bonneville, Dominic Cooper, Tom Cullen e Charlotte Spencer.
Netflix dos audiolivros
Chegou ao Brasil a Audible, plataforma da Amazon para compra e assinatura de audiolivros. Por enquanto, há um período de teste gratuito de um mês. O serviço conta com mais de 100 mil títulos em diversos idiomas. São categorias diversas, que variam de biografias a ficção e autoajuda. A assinatura não dá direito a todos os títulos. No entanto, o assinante tem 30% de desconto na compra de audiolivros do chamado “catálogo adicional.” Como a Audible acaba de chegar ao país, nem todos os recursos da versão internacional estão disponíveis ainda. De qualquer forma, é um dos maiores sites da categoria e, agora, está disponível em português e com livros nacionais. Para testar, que tal ouvir Minha História, da Michelle Obama, narrado por Maju Coutinho?