“A LUZ DA BELEZA”: A Fotografia de Luiz Moreira na Biblioteca Mário de Andrade

 

A exposição “A Luz da Beleza”, de Luiz Moreira, com curadoria de Marcus de Lontra, está Biblioteca Mário de Andrade, no período de 24 de fevereiro a 7 de abril de 2024. A mostra apresenta 31 imagens em grande e médio formato, vídeos das séries “Ayê e Orum” e “Oxum às margens do Rio da Barra”, além de colaborações com os artistas Diego Silf, Felipe Maltone e Victor Hugo Mattos. Após sucesso na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, agora em São Paulo, a exposição exibe imagens inéditas e nova expografia.

Marcus de Lontra Costa destaca a relevância da representatividade afro-brasileira no cenário contemporâneo, refletindo sobre desigualdades persistentes e a busca por inclusão. Ele elogia o trabalho de Moreira por sua abordagem transformadora das tradições africanas, combinando elementos visuais e rituais com técnicas contemporâneas, resultando em um vibrante “afrofuturismo”.

Luiz Moreira – Foto: Romulo Fialdini

 

“Nos tempos atuais, quando vemos parte significativa da população brasileira ocupando os espaços de ação que sempre lhes foram negados, jovens pretos ainda são assassinados e episódios de racismo se repetem. Existe, assim, um clamor por igualdade e inclusão, também presente no campo da afirmação estética, na valorização do universo da visualidade afro-brasileira”, afirma Marcus de Lontra Costa.

Luiz Moreira, nascido na periferia de São Paulo, explora em suas fotografias a interseção entre sua vivência pessoal e as manifestações culturais afro-brasileiras. Seu trabalho documental, como as séries “Porta do Mar” e “Santo Negro”, já foi exibido em importantes eventos internacionais, evidenciando sua conexão com as diásporas e tradições religiosas africanas.

A exposição acontece na Biblioteca Mário de Andrade, com entrada gratuita, oferecendo ao público a oportunidade de mergulhar na estética e nas reflexões propostas por Moreira e Lontra Costa. O evento conta com apoio do Instituto iadê de arte e design e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 18h, até o dia 7 de abril.

Sair da versão mobile