A exposição “A Luz da Beleza”, de Luiz Moreira, com curadoria de Marcus de Lontra, está Biblioteca Mário de Andrade, no período de 24 de fevereiro a 7 de abril de 2024. A mostra apresenta 31 imagens em grande e médio formato, vídeos das séries “Ayê e Orum” e “Oxum às margens do Rio da Barra”, além de colaborações com os artistas Diego Silf, Felipe Maltone e Victor Hugo Mattos. Após sucesso na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, agora em São Paulo, a exposição exibe imagens inéditas e nova expografia.
Marcus de Lontra Costa destaca a relevância da representatividade afro-brasileira no cenário contemporâneo, refletindo sobre desigualdades persistentes e a busca por inclusão. Ele elogia o trabalho de Moreira por sua abordagem transformadora das tradições africanas, combinando elementos visuais e rituais com técnicas contemporâneas, resultando em um vibrante “afrofuturismo”.
“Nos tempos atuais, quando vemos parte significativa da população brasileira ocupando os espaços de ação que sempre lhes foram negados, jovens pretos ainda são assassinados e episódios de racismo se repetem. Existe, assim, um clamor por igualdade e inclusão, também presente no campo da afirmação estética, na valorização do universo da visualidade afro-brasileira”, afirma Marcus de Lontra Costa.
Luiz Moreira, nascido na periferia de São Paulo, explora em suas fotografias a interseção entre sua vivência pessoal e as manifestações culturais afro-brasileiras. Seu trabalho documental, como as séries “Porta do Mar” e “Santo Negro”, já foi exibido em importantes eventos internacionais, evidenciando sua conexão com as diásporas e tradições religiosas africanas.
A exposição acontece na Biblioteca Mário de Andrade, com entrada gratuita, oferecendo ao público a oportunidade de mergulhar na estética e nas reflexões propostas por Moreira e Lontra Costa. O evento conta com apoio do Instituto iadê de arte e design e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 18h, até o dia 7 de abril.