Mais uma do fenômeno TikTok. Em agosto, o livro de receitas de um criador de conteúdo culinário na rede social se tornou o mais vendido dos Estados Unidos. Detalhe: não apenas o livro de receitas mais vendido, mas o mais vendido de todas as categorias.
“Baking Yesteryear”, de B. Dylan Hollis, vendeu 130 mil cópias só no dia de lançamento, de acordo com a “Publishers Weekly”. Curiosamente, Hollis não é um chef ou cozinheiro profissional. Ele é músico de formação e começou a cozinhar durante a pandemia. Ou seja: tem pouco mais de 2 anos de experiência como cozinheiro amador.
Enquanto livros mais convencionais de culinária venderam em média 96 mil cópias (os 50 best-sellers do último ano), cozinheiros não profissionais (mas com muitos fãs na rede social) como Joshua Weissman e Joanne Lee Molinaro venderam 300 mil e 100 mil cópias, respectivamente. Os dois têm seguidores na casa dos milhões.
Joanne, por exemplo, se tornou famosa no TikTok narrando vídeos de culinária em que também conta histórias de sua vida. Para transformar isso em livro, ela mesma fotografou as receitas com seu estilo e intercalou os pratos com crônicas pessoais. Além disso, abriu votação para que seus seguidores ajudassem a escolher a capa. Assim nasceu “The Korean Vegan”, que já vendeu 102 mil cópias.
Já Jon Kung, outro tiktoker cujo livro “Kung Food” será lançado no final de outubro, incluiu QR Codes nas páginas, linkando o impresso com seus vídeos. Alguém duvida que também vai estourar nas vendas?
@thekoreanvegan Potato Bread Croquettes and that time daddy bought me a suit. #vegan #koreanfood #storytime #foodstorytime #foodtiktok #foodtok ♬ Pieces (Solo Piano Version) – Danilo Stankovic