A partir de 2024, os restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo terão novamente a chance de receber uma ou mais estrelas do “Guia Michelin”. As prestigiosas avaliações gastronômicas foram suspensas no país em 2020 por conta da pandemia. Agora, com o apoio das prefeituras das duas cidades, e da Secretaria de Turismo do Rio, os inspetores do Guia já estão de volta a restaurantes paulistanos e cariocas, e a seleção dos melhores será publicada em março de 2024. Em 2020, 14 restaurantes do eixo Rio-São Paulo receberam uma ou duas estrelas.
Entenda o processo
A classificação das avaliações é feita por meio de um sistema de distinções para restaurantes que oferecem as melhores experiências culinárias. Uma estrela Michelin é concedida a restaurantes com “cozinha de alta qualidade que vale uma parada”, duas estrelas por “cozinha excelente que vale a pena fazer um desvio” e três estrelas pela “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.
A retomada das atividades por aqui também inclui a premiação Latin America’s 50 Best Restaurants, que acontecerá no dia 28 de novembro no Copacabana Palace. O prêmio foi criado em 2013 para celebrar a gastronomia da região e guiar clientes do mundo todo pela culinária local. A lista é criada pela Academia dos Latin America’s 50 Best Restaurants, grupo de 300 líderes da indústria de restaurantes da América Latina.