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KDA - League of Legends
Divulgação

Afirmar que os jogos online são o futuro é mais do que pressuposto. Para a Gen Z, os games têm o mesmo papel que músicas, filmes, séries e livros, ou seja, fazem parte do entretenimento desse grupo. Durante o isolamento social, o tempo gasto jogando aumentou 29% – o que resultou em um faturamento total de US$ 178 bilhões desse mercado em 2020 – e a previsão é que o setor continue em crescimento anual em torno de 14% depois da pandemia, segundo dados do WGSN. Com um potencial consumidor ‘nascendo’, não é de se estranhar a notícia de que o metaverso é a grande aposta da indústria da beleza. Gigantes do mercado, como MAC, Glossier e Givenchy, já perceberam as potencialidades desse setor.

“Hoje em dia, as marcas têm usado a expressão ‘phygital’, que é a simbiose do físico com o virtual, e sinto que cada vez mais somos atravessados e afetados, gostando ou não, pelo universo virtual”, reflete a maquiadora Fabiana Gomes, que acrescenta: “As marcas mais antenadas, bem informadas, espertas e oportunistas, no sentido de aproveitarem a oportunidade mesmo, vão se ligar no quanto é importante ter essa presença digital, não só pelo aspecto da venda, mas para fincar o pé neste setor e se fazer visível”.

O Grupo KDA do jogo League of Legends. Divulgação

Atualmente, as mulheres representam 46% do jogadores virtuais, número que faz os olhos das marcas de beleza “brilharem”. “As pessoas mais suscetíveis, (e não uso essa palavra por acaso), à essa inovação é a geração Z. Temos que ficar vigilantes com essa possível confusão do que eu sou na realidade e o que eu sou, ou posso ser, no mundo virtual. Tem vários games que permitem, por exemplo, que você faça o seu avatar com características físicas, incluindo cicatrizes e manchas, o que é muito legal. Mas ficar muito tempo exposto a um universo de infinitas possibilidades pode fazer com que seja melhor viver em uma fanfic do que na vida real”, pondera Fabi Gomes.

Em outubro de 2020, a marca de beleza EM Cosmetics realizou uma transmissão ao vivo no jogo online “League of Legends” para lançar um novo produto. O resultado do investimento foi um aumento de 278% de vendas em comparação com os lançamentos anteriores. “Quando a indústria começa a olhar para esse mercado e faturar, precisamos acender todas as luzes vermelhas ao mesmo tempo. É preciso entender o que você está dando da sua vida, da sua saúde mental, realidade e dinheiro para este universo paralelo. Ter atenção e consciência para perceber até onde você está usando aquilo e não sendo usado por isso”, finaliza Fabi.

Seraphine do jogo League of Legends. Divulgação

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