Transplante de Sobrancelhas: O novo must-have estético dos brasileiros

O transplante de sobrancelhas se tornou o novo must-have estético para quem busca realçar o olhar de forma natural e duradoura. Especialmente popular entre aqueles que enfrentam falhas ou sobrancelhas finas, o procedimento promete resultados que vão além da estética, proporcionando mais confiança e autoestima. A técnica, que consiste em implantar fios capilares na região das sobrancelhas, vem ganhando cada vez mais adeptos, incluindo celebridades como Megan Fox e Deborah Secco, que recentemente aderiram ao tratamento.

Para entender melhor os detalhes e os benefícios desse tratamento que já é um sucesso, o GLMRM conversou com a Dra. Luciana Takata, médica dermatologista especialista em transplante capilar. Saiba mais sobre o procedimento que tem se tornado uma alternativa para quem busca um visual mais harmônico e equilibrado.

O que é o transplante de sobrancelhas e como ele funciona?

O transplante de sobrancelhas é basicamente a transferência de fios da parte de trás do couro cabeludo, onde conseguimos fios mais finos e delicados, para a região das sobrancelhas. Cada fio é retirado individualmente e implantado com muito cuidado, seguindo direções específicas para criar um visual natural. O mais interessante é que esses fios continuam crescendo como os do couro cabeludo, garantindo um resultado extremamente natural e duradouro.

O procedimento de transplante é doloroso?

Ele é realizado com anestesia local associada a uma sedação leve, sendo bem confortável para o paciente. Pode ocorrer um pouco de inchaço ao redor dos olhos, que melhora em 2 dias, e são prescritos analgésicos caso haja algum desconforto ou dor nos primeiros dias.

Quanto tempo demora para ver os resultados do transplante de sobrancelhas?

Os fios transplantados geralmente caem no primeiro mês, enquanto os fios definitivos começam a surgir gradualmente a partir do terceiro mês. A partir desse ponto, costumo orientar os pacientes a utilizar um sérum fortificante ao pentear, ajudando a direcionar melhor o crescimento dos fios. O resultado final é alcançado entre 8 e 12 meses.
Um aspecto interessante é que, por serem fios originários do couro cabeludo, eles crescem como cabelos normais. Por isso, é importante que o paciente faça a manutenção, aparando os fios a cada 20 dias, aproximadamente. Embora essa ideia inicialmente possa parecer estranha, todos os pacientes acabam preferindo essa rotina de aparar os fios a cada 2 ou 3 semanas, em vez de pintá-los diariamente com lápis.

Quais são os principais benefícios desse tratamento?

Eu acredito que os principais benefícios do transplante de sobrancelhas são o resultado mais natural e duradouro em comparação com técnicas tradicionais de preenchimento, como henna ou lápis. Em relação à micropigmentação, o transplante oferece a grande vantagem do aspecto tridimensional, principalmente em casos de grandes falhas.
Sabemos que as sobrancelhas desempenham um papel fundamental no reconhecimento facial e na harmonia estética. É interessante notar como elas evoluem com o tempo, acompanhando até mesmo as tendências de moda.
Esse procedimento é especialmente indicado para pacientes que, por diferentes motivos, se sentem insatisfeitos ou desconfortáveis com sobrancelhas finas ou falhas, proporcionando um impacto positivo na autoestima. Além disso, o transplante é uma excelente opção para quem busca um resultado duradouro, sem a necessidade de retoques frequentes ou manutenção constante.

 

Sobre a Dra. Luciana Takata – CRM 111799, RQE 30488
Médica Dermatologista com formação e residência pela UNICAMP, com título de mestrado na área de tratamento de tumores de pele e com doutorado em andamento na área de transplante capilar.
Atua na área de restauração capilar na Clínica Ruston em São Paulo, SP e na área de oncologia cutânea na Clínica Mohs Campinas em Campinas, SP.
Membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) e ISHRS (Sociedade Internacional de Restauração Capilar). Diplomata da ABHRS (American Board of Hair Restoration Surgery).

Sair da versão mobile