Dificuldade para dormir? Você não está sozinho. Estima-se que 1 a cada 10 adultos sofrem de insônia crônica, o que significa que passam por dificuldades para pegar no sono ou conseguir dormir a noite toda – e pelo menos três vezes por semana por três meses ou mais. Estudos recentes do tema, no entanto, descobriram que uma das formas mais eficazes a longo prazo para resolver a questão é aderir à terapia cognitivo comportamental voltada para a insônia.
De acordo com a American College of Physicians, testes clínicos com pacientes que fizeram 8 sessões desta terapia mostraram que 80% dos envolvidos apresentaram melhora, mesmo se os seus problemas para dormir somem décadas. Assim, o tratamento se mostrou tão bem-sucedido quanto remédios para dormir.
A TCC utiliza técnicas de higiene do sono, promovendo rotina e ambiente que conduzam para a vontade de dormir. Mas não só isso, há foco em comportamentos prejudiciais, como sonecas durante o dia e o uso de telas antes de deitar, ou ainda a substituição desses por hábitos mais eficientes como fixar um horário para se levantar. Ansiedade e crenças negativas sobre a hora de dormir também são levadas em consideração.
Além disso, o terapeuta ensina ao paciente respiração e meditação mindfullness, e como desenvolver expectativas realistas sobre hábitos noturnos. Por exemplo: não adianta ficar rolando na cama sem conseguir dormir. Terapeutas especializados nesse tratamento recomendam levantar e fazer alguma atividade tranquila, em ambiente de pouca luz, quando percebem que o sono ainda não veio.
Ficar sem dormir pode criar problemas físicos e também gerar sintomas depressivos, além de fazer com que pessoas até então saudáveis comecem a ter ansiedade e mais sofrimento.