Skinxiety: sensação de estresse com base no estado da sua pele

Woman with allergic reaction looking herself in the mirror.

Estresse e problemas com a pele? Se nos últimos meses você começou a observar alguns sintomas na derme que surgiram por conta da ansiedade, saiba que pode estar sofrendo de Skinxiety, um novo fenômeno analisado pela comunidade médica internacional.

Sabemos que em longos períodos de reclusão, como o que estamos vivendo, a instabilidade emocional fica mais latente. Desta forma, o estresse impacta também o nosso corpo físico, inclusive a pele. O termo refere-se a essa incerteza em relação à vida causada por problemas relacionados com a pandemia de Covid-19, como maskne (acne que aparece no rosto pelo uso frequente de máscara), zoom-face (tempo que passamos olhando para o nosso rosto refletido no computador e no smartphone que tornou alguns defeitos no nosso rosto mais insuportáveis), pescoço virtual (pescoço com rugas causada pela inclinação na cabeça pelo uso exagerado de telas), entre outras questões.

“Os efeitos colaterais causados por esse período tem causado um aumento das queixas dermatológicas e uma consequente vontade para resolver tais problemas rapidamente.”

Renata Porphirio, dermatologista

Desta forma, hábitos de cuidado pessoal com o corpo e com a pele ganharam mais espaço, entre eles, pequenos rituais de skincare que trazem a sensação de conforto e beleza. Não só pela melhora visível na pele com o uso de cosméticos e gadgets, mas o ritual que é um momento de relaxamento e autocuidado.

via GIPHY

Limpeza

A dermatologista Renata Porphirio dá algumas dicas que vão ajudar a rever sua maneira de lidar com o skincare e o skinxiety e criar um momento digno de spa dentro de casa:

Estimulação celular

Máscaras faciais

Nesse caso, é importante entender qual o quadro que você está enfrentando com o estresse na pele, para escolher uma máscara que, além de relaxar, te ajude a lidar com esse quadro. “No geral, em situações como essa, percebemos que as peles ficam mais opacas, sem vida, ou com um aumento de acne. Por isso, gosto de indicar máscaras leves, revitalizantes como as que utilizam chá verde de base”, recomenda Renata.

Sair da versão mobile