Skincare com canabidiol promete poder antioxidante e anti-inflamatório

Foto: Reprodução/Unsplash

O canabidiol é a tendência quando o assunto é skincare, especialmente fora do Brasil – por aqui o uso do ativo extraído da planta da maconha ainda é limitado. Além de já comprovados benefícios em determinadas questões de saúde, o CBD vem conquistando uma legião de fãs no quesito “cuidados com a pele” graças a seus super poderes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Sim, ainda faltam pesquisas clínicas para embasar esses efeitos promissores, mas a previsão é que o ativo movimente 22 bilhões de dólares em 2022, segundo relatório do Brightfield, grupo especializado em levantamento de dados sobre o negócio da cannabis.

Estudos apresentados no congresso anual da American Academy of Dermatology, que aconteceu no primeiro semestre nos EUA, comprovaram a eficácia do canabidiol em cosméticos contra rosácea, acne e envelhecimento. Também se mostrou um bom coadjuvante em tratamentos de psoríase e dermatites.

“No Brasil, o acesso a produtos derivados de cannabis para uso na dermatologia pode ser feito por meio de prescrição médica. Alguns são vendidos nas farmácias na forma de óleo, ou ainda importados como loções, cremes e pomadas. Mas infelizmente ainda não há previsão da liberação de derivados de cannabis por aqui”, explica a Dra. Carolina Nocetti, coordenadora internacional da Academia Americana de Medicina Canabinoide e criadora do programa terapêutico da InterDoc.

Fato é que, em países onde a comercialização do canabidiol é permitida, cresce a olhos vistos a oferta de linhas à base do ativo. The Body Shop, por exemplo, tem a linha Hemp – só vendida no exterior. Com produtos que garantem hidratação poderosa, vêm com um plus: o canabidiol usado pela marca vem de comunidades que fazem parte do Ethical Trade Initiative, entidade que apoia o comércio ético. Avon, TRESemmé e Kiehl’s também estão trabalhando com a cannabis em suas linhas de skincare.

“O canabinoide mais usado nos produtos para pele é o canabidiol (CBD). Mais recentemente outros têm sido testados, como o canabigerol (CBG). O óleo de semente de cannabis, que é rico em ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6, também é utilizado como hidratante”, explica da médica.

Sair da versão mobile