Inflamações das gengivas, infecções orais e problemas periodontais podem gerar uma cascata inflamatória no organismo, com consequente desenvolvimento e agravamento de condições como diabetes, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, e aterosclerose.
Saúde começa pela boca! O velho ditado não poderia ser mais verdadeiro. Quando o assunto é a boca, logo pensamos em problemas como cáries e gengivites, mas o que poucos sabem é que a saúde oral possui impacto no organismo como um todo, podendo, inclusive, favorecer o surgimento de doenças graves. “Sabemos que gengivas inflamadas, infecções orais e problemas periodontais geram a liberação de citocinas na corrente sanguínea, que causam um processo inflamatório até mesmo em órgãos distantes, favorecendo assim o desenvolvimento ou agravamento de problemas como diabetes, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, aterosclerose e outras condições sistêmicas”, afirma o cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor científico da Curaden Swiss. Logo, para manter a saúde do organismo em dia e prevenir o surgimento de doenças graves, é importante ir além dos clássicos cuidados com o estilo de vida, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, e investir também em bons hábitos de higiene oral, que começam com a escovação.
Para garantir uma escovação eficaz, o primeiro cuidado é escolher produtos adequados. “A escova dental deve ser feita com um material não poroso, liso e sem irregularidades, para evitar a proliferação de microrganismos que podem colocar a saúde em risco. Além disso, é fundamental que a escova possua uma grande quantidade de cerdas ultramacias. Isso porque, enquanto cerdas muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes e agravar problemas gengivais, a quantidade de cerdas está relacionada à eficácia da escovação: quanto mais cerdas, menor é o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes”, aconselha o especialista. No mercado, existem escovas feitas com um tipo de fibra chamada Curen, que é mais fina e ultramacia, garantindo uma escovação eficiente e atraumática. Essa fibra pode ser encontrada em escovas como a CS 5460 Ultrasoft, da Curaprox, que ainda possui a vantagem de ter 5460 cerdas.
A escova dental deve ser utilizada em conjunto com um creme dental de baixa abrasividade. “Muitos cremes dentais são formulados com ingredientes abrasivos para ajudar na remoção da placa bacteriana. No entanto, essa ação deve ser realizada pelas escovas dentais, já que a abrasividade, apesar de ser importante em certa quantidade para favorecer a eficácia dos fluoretos, pode desgastar o esmalte dental quando em excesso. Isso pode levar ao aumento da sensibilidade dentária e favorecer o surgimento de cáries”, afirma o cirurgião-dentista. Uma opção segura é o Enzycal, creme dental da Curaprox que, além de baixa abrasividade, não possui SLS (Sodium Laryl Sulphate), um tipo de detergente que provoca espuma, e conta com um componente enzimático que favorece a função protetora da saliva.
Os cuidados com a saúde oral não se restringem à escovação. Outro hábito imprescindível, mas comumente ignorado, é a escovação interdental, pois, segundo estudos, o espaço entre os dentes é o ponto de partida de grande parte das cáries e doenças das gengivas. “Para realizar a higiene interdental, apenas o uso do fio dental não é suficiente, já que o produto não é capaz de limpar adequadamente as irregularidades e depressões localizadas entre os dentes, sendo necessário então utilizar as escovas interdentais”, afirma o Dr. Hugo Lewgoy. “É importante ressaltar, no entanto, que os espaços localizados entre os dentes não são todos iguais. Dessa forma, para a limpeza oral correta, é necessário que sejam utilizados diferentes diâmetros de escovas interdentais. No geral, dois ou três tamanhos já suprem as necessidades da maioria da população”, acrescenta. Felizmente, hoje, existem produtos no mercado que reúnem diversos diâmetros de escova interdental, como a embalagem Start Mixed CPS Prime, da Curaprox, que traz cinco tamanhos de escova (0.6, 0.7, 0.8, 0.9 e 1.1 mm) para que você experimente e escolha aquele que é capaz de entrar com suavidade e sem força nos espaços entre os dentes.
É fundamental ainda estender os cuidados de higiene oral à língua, com a utilização de produtos específicos para essa finalidade. “A escova para língua deve ter cerdas mais firmes que as escovas dentais para ser capaz de desalojar a saburra lingual presente nas fissuras e irregularidades da região, além de um perfil baixo e uma superfície circular para não provocar ânsias e desconfortos”, afirma o cirurgião-dentista. No mercado, essas características são encontradas em produtos como a TUNG Brush, da EHM, que ainda pode ser adquirida junto ao TUNG Gel para potencialização da eficácia. “O gel auxilia na limpeza e remoção da placa bacteriana, além de contar com zinco na formulação para ajudar na neutralização dos gases que causam o mau hálito.”
Além dos cuidados com a higiene oral, outros hábitos de vida que beneficiam o organismo como um todo também contribuem para a manutenção da saúde oral, ajudando então a prevenir doenças graves em um ciclo virtuoso. Por exemplo, é fundamental controlar o estresse, pois, de acordo com o especialista, os hormônios liberados em momentos estressantes desencadeiam um efeito pró-inflamatório que favorece o surgimento de inflamações e infecções, incluindo doenças periodontais. Outro cuidado fundamental é a adoção de uma alimentação balanceada e livre principalmente de açúcar, que é um dos principais vilões da saúde bucal, favorecendo o aparecimento de cáries, gengivite, halitose e outras doenças periodontais. “O recomendado então é limitar o consumo de açúcar a, no máximo, uma colher de sopa por dia. Além disso, verifique nos rótulos dos produtos se existe algum tipo de açúcar escondido, limite a frequência dos lanches entre as refeições, substitua os refrigerantes por água e evite alimentos açucarados pegajosos, como chicletes e balas, que podem deixar resíduos nos dentes”, afirma o cirurgião-dentista.
Mas o mais importante para manter a saúde da cavidade oral e, consequentemente, de todo o organismo é consultar regularmente um cirurgião-dentista. “O especialista poderá recomendar os cuidados adequados para manutenção da saúde oral, além de diagnosticar e tratar qualquer alteração que possa surgir na região”, recomenda o Dr. Hugo Lewgoy. Por exemplo, em caso de doenças gengivais, grandes vilãs da saúde do organismo, o especialista poderá recomendar o uso de produtos formulados com ácido hialurônico de alto peso molecular, que tem sido apontado por diversos estudos como uma opção terapêutica efetiva para impedir a progressão da periodontite e, consequentemente, seu impacto no organismo. “O ácido hialurônico é capaz de auxiliar na reparação de tecidos e cicatrização de diversos tipos de feridas, além de reduzir a inflamação e a concentração de citocinas pró-inflamatórias e retardar a passagem de vírus e bactérias, sendo assim um importante coadjuvante no tratamento de doenças periodontais”, ressalta o especialista, que acrescenta que já é possível encontrar no mercado brasileiro produtos odontológicos formulados com ácido hialurônico especificamente pensados para o tratamento das doenças periodontais, como é o caso do Gengigel, da EHM.
FONTE: Hugo Roberto Lewgoy: Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) e do Mestrado Profissional em Biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera (UNIAN); Pós-graduado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Instrutor da filosofia individually Training Oral Prophylaxis (iTOP); Pós-graduado em Implantodontia pela Miami University e University of Berna; Membro do International Team of Implantology (ITI); Consultor Científico da Curaden Swiss.
”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”