Além de agirem sobre fatores que podem prejudicar os resultados de procedimentos estéticos, produtos tópicos e nutracêuticos, quando devidamente indicados, ainda complementam a ação dos tratamentos.
Cresce cada vez mais a busca por procedimentos estéticos minimamente invasivos que ofereçam resultados satisfatórios com o mínimo de afastamento das atividades diárias. Mas para garantir uma recuperação rápida e, acima de tudo, uma ação eficaz, não basta simplesmente investir no procedimento. Uma série de fatores, que já impactam no processo de envelhecimento e na saúde geral da pele, podem afetar também o efeito dos tratamentos estéticos. Logo, precisam ser manejados para que os resultados sejam otimizados. “Trata-se uma estratégia de cuidado global que combina procedimentos estéticos com uso de cosméticos tópicos e nutracêuticos. Além de agirem sobre fatores que podem prejudicar os resultados, esses produtos, quando devidamente indicados, ainda complementam a ação dos tratamentos, atuando de maneira sinérgica para potencializar resultados”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
Segundo a especialista, entre os fatores que precisam ser manejados para garantir máxima eficácia de um procedimento, estão, por exemplo, os chamados hallmarks do envelhecimento. “São biomarcadores (marcadores genéticos, celulares e moleculares) que indicam o processo de envelhecimento do organismo como um todo, inclusive da pele. É por causa desses marcadores que uma pessoa envelhece de maneira diferente da outra. Eles servem como guias do processo de envelhecimento no organismo e dos mecanismos que temos que combater para retardar seu progresso”, diz a especialista, que explica que, ao todo, são 14 marcadores, incluindo alguns já muito conhecidos: “Vale destacar, por exemplo, o inflammaging, quando, devido a maus hábitos, há um aumento do status inflamatório do organismo; o processo de glicação, no qual o excesso de açúcar circulante se une às fibras de colágeno e elastina e as torna rígidas comprometendo a sua funcionalidade; e as células senescentes, que se acumulam e são capazes de promover inflamação e danos às células vizinhas”, pontua Patrícia.
A farmacêutica afirma que cada organismo pode apresentar um fator mais pronunciado de envelhecimento, então o manejo deve ocorrer de maneira individualizada, levando em consideração também o procedimento que será realizado. Mas existe um outro fator, além dos hallmarks do envelhecimento, que possui uma grande influência sobre a saúde da pele e o resultado dos procedimentos, devendo então ser levado em consideração em qualquer tratamento estético: a integridade da barreira cutânea. “Uma barreira cutânea íntegra, além de proteger a pele contra agressores externos, garante que o processo de regeneração e recuperação ocorra de maneira mais rápida e tranquila. Além disso, uma pele saudável responde de maneira muito mais eficaz a qualquer tipo de estímulo”, destaca a especialista, que acrescenta que agressores externos, como o sol e a poluição, banhos quentes, tabagismo, falta de sono, desidratação e uso de certos cosméticos e medicamentos são fatores que podem prejudicar a barreira cutânea da pele. “Então, além de evitar esses maus hábitos e agressores, é importante adotar estratégias que vão ajudar a fortalecer essa função barreira da pele, principalmente em casos de realização de procedimentos que naturalmente causam danos à barreira cutânea, como lasers, peelings e microagulhamento”, que podem promover hiperpigmentação pós-inflamatória quando não temos essa barreira íntegra.
Pensando nos cuidados tópicos para potencializar o efeito e acelerar a regeneração e recuperação dos procedimentos estéticos, de maneira geral, Patrícia recomenda o uso de produtos formulados com ingredientes que vão atuar especificamente sobre a barreira cutânea, como Epinutrix®. “O Epinutrix® é um estimulante dos processos naturais que reforçam a barreira cutânea e contribuem para hidratação e nutrição da pele”, destaca a especialista, que ainda recomenda buscar produtos que combinem o Epinutrix® com outros ingredientes que vão atuar sobre os hallmarks do envelhecimento. “Indico, por exemplo, o Scutaline®, que é capaz de limitar a propagação das células-zumbis e diminuir a inflamação, e o Pro.Care AOX, que possui poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória, oferecendo proteção avançada contra o estresse oxidativo e agressores ambientais, reforçando as defesas naturais da pele e protegendo o DNA das células, além de tornar a pele mais radiante e luminosa”, explica.
Já com relação aos suplementos orais, a farmacêutica recomenda o uso de ingredientes como Exsynutriment®, um silício estabilizado em colágeno marinho capaz de aumentar a produção de colágeno e outras proteínas estruturais como elastina, ácido hialurônico e proteoglicanas e o Glycoxil®, que, além de proteger o DNA das nossas células e atuar nos marcadores da senescência celular, age diretamente no inflammaging bloqueando o processo de glicação devido a sua ação anti-glicante e desglicante. “Os Fosfolipídeos do Caviar, conhecidos como F.C. Oral®, combinação única de Fosfatidilcolina + Astaxantina + DHA + EPA e Vitamina E, também são indicados por atuarem como moduladores inflamatórios, aumentando o status antioxidante do organismo e proteger tanto o interior quanto a superfície das membranas fosfolipídicas contra o estresse oxidativo. Com isso, é possível ainda utilizar parâmetros mais agressivos de laser, por exemplo, sem afetar a segurança. Isso se traduz em melhores resultados após o procedimento”, aconselha Patrícia, que também destaca o Bio-Arct®, um bioenergizante vital para o gerenciamento da disfunção mitocondrial, marcador importante do envelhecimento. “Dessa forma, favorece a produção de maiores níveis de energia celular, controle na produção de radicais livres e expressão da Sirtuína 3, gene da longevidade”.
Esses cuidados, no entanto, podem ser adaptados de acordo com a necessidade de cada paciente e, principalmente, o tipo de procedimento realizado. Por exemplo, no caso de tratamentos estéticos que geram uma agressão importante na pele, como microagulhamentos, lasers e drug delivery, é interessante fazer uso de ingredientes que vão acelerar a recuperação, como o Nourish Pro®, que pode ser ingerido imediatamente após o procedimento para promover hidratação profunda e regeneração da pele, auxiliando na cicatrização e na melhora da elasticidade. “Já para uso tópico imediatamente após, podemos optar por produtos formulados com SWT-7™, que estimula a produção de fatores de crescimento específicos do queratinócito melhorando a regeneração da pele, Astrasinol®, que oferece potente atividade cicatrizante e calmante, e Scutaline®, para atuar sobre a inflamação”, recomenda a especialista, que acrescenta que, para garantir uma atividade prolongada dos procedimentos, o cuidado tópico deve continuar em casa com ingredientes que vão complementar essa ação, como Hyaxel® e Hydroxyprolisilane CN®. “Enquanto o Hydroxyprolisilane CN® promove regeneração tecidual e biossíntese de colágeno, o Hyaxel® melhora a hidratação, renovação celular e aumenta os níveis de ácido hialurônico.”
Por fim, Patrícia França lembra que, além do uso de produtos tópicos e orais, é importante ainda adotar um estilo de vida saudável, o que ajuda na recuperação do organismo e no controle de grande parte dos hallmarks, assim contribuindo para a longevidade e prevenção do envelhecimento acelerado. “Por isso, é fundamental adotar uma rotina regular de prática de atividade física, manter uma alimentação balanceada, rica em alimentos anti-inflamatórios e com baixo consumo de gorduras saturadas e açúcares, ter noites de sono de qualidade, utilizar protetor solar diariamente e manter os níveis de estresse sob controle”, finaliza.
FONTE: BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS – Biotec Dermocosméticos disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecdermocosmeticos
Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar com 30 anos de experiência no setor.