“Toda Beleza Importa”. É assim que a Widi Care, marca carioca vegana de produtos capilares fundada em 2009 pela empresária Simone Braga, se comunica com seus milhares de clientes espalhados pelo mundo. Fazendo jus ao slogan, atualmente a marca tem mais de 30 linhas de fabricação própria e abrange todos os tipos de cabelos, promovendo a beleza de forma inteligente, livre e verdadeira.
Entusiasta do empreendedorismo feminino, Simone, nesta exclusiva para o Glamurama, conta sobre sua trajetória profissional, suas inspirações, o porquê de apostar no mercado de haircare e o sucesso da linha Juba, carro-chefe da marca e pioneira em dar voz à beleza dos cabelos ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos.
O mercado de beleza está em constante crescimento e representa uma fatia significativa na economia do Brasil e do mundo. Por que você escolheu ou decidiu empreender nesta área?
Eu escolhi empreender no mercado de beleza, especialmente no segmento capilar, porque acredito profundamente no poder transformador que o cuidado pessoal tem na vida das pessoas. Além disso, é um mercado extremamente dinâmico, criativo e cheio de oportunidades de inovação. No Brasil, é ainda mais interessante por conta da diversidade de tipos de cabelo, texturas e necessidades. Esse cenário me inspirou a criar produtos inclusivos, de alta performance e que respeitem a individualidade de cada consumidor. Isso me motiva a seguir inovando e crescendo no setor.
2) A linha Juba, voltada para os cuidados com os cabelos de todas as curvaturas, é a carro-chefe da marca e um grande sucesso. O que levou a Widi Care a investir nessa especificidade capilar, afinal vocês deram voz à beleza dos cabelos cacheados, ondulados e crespos?
A linha Juba nasceu da importante necessidade de atender a uma demanda real e muitas vezes negligenciada no mercado de beleza: o cuidado e o respeito pela diversidade dos cabelos ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos. Esses tipos de cabelo têm particularidades que exigem produtos que entendam suas necessidades específicas. A Widi Care percebeu essa lacuna no mercado e criou uma linha de cuidados capilares focada na saúde desses fios, sem abrir mão da valorização da beleza. Todo produto Juba tem como missão promover cada vez mais a aceitação e o empoderamento. Desde o nome, a linha defende esse propósito. É sobre autoestima e pertencimento!
Outra característica forte da Widi Care é a representatividade feminina, com um quadro de colaboradores predominantemente formado por mulheres. Aconteceu naturalmente ou foi algo que você sempre teve em mente?
Essa presença feminina predominante no nosso quadro de colaboradores não é uma coincidência. É uma consequência de nossos valores como empresa! É claro que houve um processo natural e que temos muitos homens confiantes no propósito, mas acredito que as mulheres trazem uma visão diferenciada e poderosa para o mercado de beleza. Isso reflete diretamente na nossa conexão com o público, também representado majoritariamente por mulheres, porque mulheres entendem mulheres. Isso impacta de dentro para fora. Esse é o tipo de legado que me orgulha em construir todos os dias!
Como avalia o empreendedorismo feminino na atualidade?
O empreendedorismo feminino é uma força transformadora que está redefinindo a economia, ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento. As mulheres, cada vez mais, estão ocupando espaços estratégicos, trazendo mais inovação, empatia e uma visão diferenciada dos negócios. Essas características, aliadas a uma resiliência inerente ao feminino, revolucionam espaços, especialmente o da beleza, onde a conexão com o público é essencial. Acredito que, com mais políticas inclusivas e mais representatividade, o protagonismo feminino seguirá crescendo e inspirando mudanças positivas em todos os setores.
Quais seriam exemplos de mulheres empreendedoras que você se inspira?
Eu me inspiro em mulheres que transformaram suas realidades em verdadeiros cases de sucesso ao seguirem com determinação o plano que traçaram para si e suas marcas, como a Cris Arcangeli e Bruna Tavares. A Cris Arcangeli criou a marca Phytoervas em 1985 e desde sempre empreendeu no segmento cosmético e de moda. Persistir em si até se tornar uma empreendedora founder de cinco empresas, apresentadora, escritora e palestrante de sucesso é realmente um exemplo a ser seguido. E a Bruna Tavares conseguiu transformar sua autenticidade em um império, usando sua expertise como jornalista, empresária e blogueira para se tornar dona de uma marca de autoridade no mercado da beleza. Duas mulheres brasileiras que provam que, com trabalho duro e criatividade, podemos conquistar espaços talvez improváveis, mas não impossíveis!
Para finalizar, quais os planos de expansão da Widi Care para 2025?
Em 2024, a Widi Care lançou mais de 25 produtos exclusivos, esteve lindamente presente em feiras mundialmente relevantes no mercado de beleza, como Beauty Fair, em São Paulo, e Expocosmética, em Portugal, expandiu sua presença para mais países da América e Europa, ganhou prêmios no setor de beleza e atendimento ao público, entrou no segmento de haircare de grandes marcas, como a Rede Globo e o time carioca Vasco da Gama. Se este ano conquistamos tanto, em 2025 fortaleceremos nossa presença ainda mais!
A meta é consolidar a Widi Care como referência em beleza capilar, dentro e fora do Brasil, sem perder o compromisso com autenticidade, inovação e conexão com nossos valores, principalmente ambientais, com novos produtos, novas parcerias e novos projetos que certamente impactarão o cenário da beleza. Aguardem!