Q&A com Marcelle Martins, empreendedora visionária na alimentação saudável

Marcelle Martins é uma empresária visionária, cuja trajetória se destaca no segmento de alimentação saudável e sustentabilidade. Proprietária do restaurante Purana.Co e do Espaço Aflora, Marcelle tem se dedicado à promoção de um estilo de vida mais consciente e conectado com a natureza. O Purana.Co, um restaurante plant-based, oferece um cardápio predominantemente orgânico e sem glúten, focando em minimizar o impacto ambiental e promover a saúde através da alimentação. O Espaço Aflora, por sua vez, é um centro urbano de autocura que agrega atividades como meditação, coworking e terapias naturais, refletindo o compromisso de Marcelle com o bem-estar holístico.

Marcelle, o Purana.Co enfatiza a reconexão com a natureza através da alimentação. Como você acredita que esse conceito influencia a experiência dos clientes e, por extensão, sua visão sobre sustentabilidade?

Desde a concepção do Purana.Co eu e Thiago, co-idealizador comigo, tínhamos a intenção de despertar nas pessoas o amor pela natureza. Isso se refletiu em um trabalho que refinamos em trazer flores, brotos, cores e beleza para os pratos. Nossos valores refletem beleza, impecabilidade e inspiração. Além disso, amar a natureza de forma coerente é escolher uma alimentação que de forma ativa reduz o impacto ambiental e social. Ao longo desses 6 anos já economizamos milhões de litros de água, milhões de toneladas de CO2 deixaram de ir para a atmosfera e são muitos os quilômetros de solo economizados.  Temos também um projeto social que distribuiu marmitas e já chegamos em 17.600 unidades neste ano. Acreditamos que o alimento que cura é aquele que além de ser saudável é verdadeiramente sustentável e realiza um trabalho de regeneração do meio ambiente.

 

Você lidera um empreendimento que é ao mesmo tempo um negócio e um movimento em prol da sustentabilidade. Como você equilibra essas duas facetas e inspira sua equipe a abraçar essa visão?

Nossa visão de mundo é que somos seres interdependentes, e a sustentabilidade só é real quando é integral, ou seja, estar presente no movimento ecológico é fundamental, mas só será realmente sustentável quando assumirmos que temos a responsabilidade de cuidarmos de nosso meio ambiente interno, e que temos que ser parte da solução. Dentro do aFlora, além de um projeto sustentável que está presente na casa como um todo (lonas de caminhão no mobiliário, carpetes com rede de pesca, luz natural, captação de água da chuva),  temos uma cultura focada em bem-estar, com espaço para meditação, florais, aromaterapia e massagem semanal (que também está aberto ao público), além de um Roof Top medicinal e um ambiente com luz natural e cercado de beleza ao nosso redor, um oásis para uma cidade como São Paulo. Essa cultura é uma inspiração diária, e acreditamos que precisamos de estímulos constantes para cuidarmos de nós mesmos.  Esses pequenos rituais diários e semanais ajudam quem está no nosso ecossistema a manter-se mais conectado com seu mundo interno, observar o que, numa vida no piloto automático seria mais difícil de prestar atenção. No Purana.Co temos nossa gestão baseada nos ciclos da vida, algo que está presente desde a concepção, onde pensamos em criar uma empresa que fosse um organismo vivo e fosse regido pelas leis universais e da natureza.  Está na nossa missão transferir e tornar transparente esse estilo gestão e estratégia. No outono, fazemos revisões, desapegamos, refletimos sobre o que é importante deixar ir, fazemos uma revolução e evitamos, convidamos todos os colaboradores para fazer o mesmo em suas vidas pessoais. No Inverno, aproveitamos para planejar e deixamos a introspecção guiar e entender os aprendizados. Na Primavera, fortalecemos nossa essência e, no verão, expandimos. Temos rodas periódicas onde compartilhamos conhecimentos ancestrais e a sabedoria da natureza. Assim, inspiramos as pessoas e oferecemos esse conhecimento a todos que passam pela nossa equipe.

 

Observando a trajetória do Purana.Co ao longo dos anos, como você percebe a evolução do perfil do consumidor em relação à alimentação plant-based e à consciência ambiental?

O Purana.Co foi idealizado em 2017, então já estamos há sete anos nessa jornada. Na época, o consumidor tinha uma aversão natural ou uma imagem que duvidava que uma alimentação à base de plantas poderia ser saborosa e surpreendente. Acredito que passado esse tempo provamos que uma alimentação saudável pode ser muito deliciosa e encantar de forma integral, onde estamos incluindo novas perspectivas como beleza, meditação, nutrição sutil e alimentação sustentável como referências inovadoras. Acredito que está cada vez mais clara a relação da alimentação com a consciência ambiental, e tem crescido em todo o mundo essa certeza de que transformar nossos hábitos alimentares é uma questão de sobrevivência. Sei que temos um caminho enorme pela frente, mas acredito na mudança gradual, onde aos poucos as pessoas vão optar cada vez mais por incluir mais alimentos à base de plantas no dia a dia. Também acredito na sensibilidade humana e na compaixão, acredito que estamos num crescente despertar por amor aos animais.

 

Você destaca o uso da alquimia como elemento chave no Purana.Co. Pode explicar como esse conceito se traduz na prática e de que forma ele contribui para a proposta única do restaurante?

Sou alquimista de florais e o conceito clássico da palavra vem da arte de transmutar. Transmutar chumbo em ouro, ou algo que nunca mais poderá retornar à sua forma original. Muito além de misturar temperos ou fazer alguma panaceia, alquimia não é combinar ingredientes, alquimia é realizar algo que jamais será visto da mesma forma novamente, e não temos como alterar. É uma lagarta que vira borboleta e jamais poderá ser lagarta de novo. Acredito que o Purana.Co se traduz dessa forma em um nível mais profundo, é um marco na história da alimentação sustentável no Brasil e da alimentação percebida em sua potência saborosa como uma medicina sagrada e que contribui de forma efetiva para a regeneração planetária. O alimento sendo percebido com muito respeito, com amor e sendo cuidado em seu propósito mais profundo, onde cada ser quando cuida de si, cuida ao mesmo tempo da vida em sua dimensão maior. Acreditamos que transmutamos o conceito de alimentação como uma base de valorização da vida, e revolucionamos a percepção de que uma alimentação à base de plantas atende a exigência do paladar condicionado por um império artificial e que está baseado em um império de crueldade.

 

Considerando o crescimento do interesse por estilos de vida mais sustentáveis, como você visualiza o futuro do Purana.Co e do Espaço aFlora? Existe algum projeto ou inovação em andamento que você gostaria de compartilhar?

No Purana.Co temos alguns projetos de longo prazo em andamento e que ainda são confidenciais, mas está em despertar a relação com o reino vegetal como seres sencientes e transmutar essa interação. No aFlora como um todo temos grandes sonhos que num futuro próximo também compartilharemos!

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