Q&A com Deise Carvalho, diretora criativa da Caisbela

Caisbela: Moda fitness com propósito, unindo estilo e bem-estar para mulheres que buscam equilíbrio e autocuidado.

GLMRM bateu um papo com Deise Carvalho, diretora criativa da Caisbela, para falar sobre a inspiração por trás da marca, seus diferenciais no mercado fitness e os planos futuros.

Por que você decidiu apostar no mercado de moda fitness, qual foi o insight que te motivou?

 A Caisbela nasceu após o momento que optei em fazer uma mudança importante na minha carreira profissional; sair voluntariamente, após 14 anos, deixando uma posicão de head de marketing numa multinacional.

Em um mini período sabático, refleti muito sobre o futuro, carreira, filha e sobre como pensar mais em mim e me  priorizar diante de tantos desafios que a vida nos impõe. E, então, foi neste momento e a partir deste contexto que nasceu a Caisbela, uma marca justamente com o propósito de ajudar as mulheres a se colocarem em primeiro lugar. Isso é fundamental porque são muitas responsabilidades que permeiam o universo feminino: trabalho, casa, filhos e etc. Durante meu mini período sabático, por exemplo, eu praticamente só usava roupas de ginástica. Pelo conforto e para criar o estímulo de ir à academia diariamente, afinal já estava com a roupa e isso gerava um gatilho positivo na minha mente para a prática de atividade física. Porém, eu me deparava com situações de “preguiça”, quando aquela roupa fitness não se enquadrava para ser utilizada em uma outra ocasião pré ou pós treino, como: almoço com as amigas, reuniões de possíveis projetos, reunião da escola da minha filha e até um jantar romântico com o meu marido. Foi, então, que comecei a fazer experimentos, mixando a roupa de ginástica com acessórios e peças do meu dia a dia, de modo a criar looks não tão esportivos, que poderiam tranquilamente sair de um ambiente fitness e transitar por outros locais.

Veio, então, o insight: criar uma marca para justamente trazer mais praticidade para as mulheres, com peças que possam ser mescladas à vontade com outras do guarda-roupa, e, ao mesmo tempo, levar nossa consumidora a aderir a um lifestyle saudável, difundindo informações sobre como é importante se cuidar, para vivermos mais e melhor.

 

Diante das outras marcas do segmento como a Caisbela se diferencia?

Para responder a essa questão é importante nos voltarmos aos porquês de nossa existência. A Caisbela já nasceu com propósito, um pilar essencial para nós na idealização do nosso negócio. Não somos apenas uma marca de moda fitness no mercado. Em vez disso, somos, sim, uma marca que se propõe a mudar a vida das mulheres. Esse é um dos grandes diferenciais: inspirar, encorajar e ajudar mulheres.

Acreditamos que nós mulheres somos uma potência e queremos fazer com que essa força possa também se transformar em momentos de autocuidado, tanto físico como mental, para viver um futuro mais longevo, melhor e com mais qualidade.

Queremos inspirar e encorajar mulheres para que se olhem e se cuidem mais, mesmo diante da correria do dia a dia.

E entendemos, ainda, que quando uma mulher estende a mão para a outra, juntas poderemos ir mais longe. Portanto, ajudar mulheres que vivem em situações de risco e vulnerabilidade é de extrema importância para Caisbela. Uma mulher que adquire uma peça nossa está estendendo a mão para outra mulher. E como marca temos uma responsabilidade social forte com o público feminino.

 

Como tem sido a experiência das consumidoras com a marca?

 A Caisbela foi lançada em junho desse ano, e desde então a marca vem recebendo lindos feedbacks das consumidoras. Um ponto que tem chamado a atenção é o nosso jeito de embalar nossos produtos. Todas as peças são enviadas em embalagem de presente e com laço de cetim. Sabemos que uma embalagem única e exclusiva proporciona de imediato uma experiência positiva e uma forte conexão com nossa consumidora. Consideramos importante o produto chegar em forma de presente dentro do nosso conceito e proposta da marca.  Entendemos que quando o produto chega embalado como um presente isso reforça um dos nossos valores fundamentais, que é a importância do autocuidado. É que, ao adquirir uma peça  que será usada para fazer uma atividade física, a mulher está se dando um presente. Está dedicando um tempo para se cuidar e se olhar, colocando-se em primeiro lugar. Para muitas mulheres, esse gesto pode até mesmo estar inserido numa eventual mudança de hábito em prol da sua saúde, por isso deve ser comemorado. E nada melhor do que um presente para celebrar esses momentos.

Hoje a importância  do autocuidado e o quanto a atividade física ajuda a prevenir diversas doenças é algo bastante conhecido. Mas o fato é que muitas de nós vieram de uma geração, onde não aprendemos que a prática do exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde. Por isso, quanto mais falarmos sobre esse tema, estaremos ajudando mais mulheres a mudarem o mindset, mantendo o autocuidado e hábito de se exercitar, em sua rotina.

Outro item bastante comentado pelas consumidoras é a percepção delas em torno da qualidade de nossas matérias-primas e o quanto as peças vestem bem e são confortáveis. Ficamos felizes cada vez que recebemos este feedback, pois nossa escolha por utilizar apenas tecidos premium na nossa produção veio justamente com essa intenção, a de proporcionar um caimento perfeito, ajudando a modelar o corpo e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto extremo. Felizmente esses atributos estão sendo notados de imediato. Tem sido uma unanimidade as consumidoras relatarem sobre a perfeita modelagem e a sensação agradável e bem-estar ao utilizarem nossas peças.

 

Conte mais sobre os valores da marca. Qual a importância da marca participar de projetos sociais envolvendo mulheres em condições de vulnerabilidade? Como vocês pretendem evoluir com as ações ao longo do tempo?

 A Caisbela jamais existiria se não tivesse um propósito genuíno e muito bem definido. Faço um paralelo com o ser humano. Todos temos nossas obrigações e responsabilidades. Entendemos que uma marca é regida por este mesmo princípio. A força de uma marca pode realmente ajudar pessoas que mais precisam,  e no Brasil, com a diferença social da nossa população, acreditamos que é importante, sim, contribuir de alguma forma para minimizar essas desigualdades.

Então, desde que tomamos a decisão de criar a Caisbela e estabelecemos um plano para que a ideia saísse do papel, desde sempre tivemos como valor fundamental ajudar outras mulheres. Esse é o propósito e faz parte da essência da nossa marca. Existimos porque acreditamos que podemos mudar a vida das mulheres. Seja oferecendo uma peça de qualidade, moderna e minimalista para que ela possa facilitar sua rotina e incluir a atividades físicas no dia a dia, sendo um vetor para sua saúde e autocuidado. Mas também existimos para oferecer apoio, ajuda e acolhimento para outras tantas mulheres que necessitam de ajuda e que, normalmente, nunca teriam acesso a peças de qualidade como as da Caisbela. Porém, entendemos que olhar para elas faz parte de nosso papel no mundo, sob o aspecto da responsabilidade social.

Acreditamos no fortalecimento de nossas ações sociais e projetos, ao longo do tempo, para seguirmos com parcerias vitais para consolidar nosso propósito. Como a que acabamos de firmar com o Instituto Protea, pela qual, durante todo o mês de Outubro, vamos destinar uma porcentagem da venda dos nossos produtos para o Instituto. Falar sobre esta ação é algo que nos enche de entusiasmo e satisfação, pois o Protea faz um trabalho lindo em prol de mulheres de baixa renda que lutam contra o câncer de mama.

Está em nosso radar também olhar e oferecer apoio para mulheres excluídas socialmente, que não possuem residência fixa e habitam lugares precários nas ruas, em sua maioria, vivendo em estado de pobreza extrema e sem nenhum vínculo familiar. Essas pessoas são invisíveis e desempoderadas perante a sociedade, mas acreditamos  fortemente que uma mulher pode, sim, estender a mão para outra mulher para sermos cada vez mais fortes.

 

Quais os planos para 2025/2026?

 Entre os nossos planos está criar coleções que possam se conectar cada vez mais com as consumidoras da marca. Entendemos que com o passar do tempo, teremos cada vez mais claro o que agrada às consumidoras Caisbela e, com isso, trabalharemos cada vez mais para atendermos a essas necessidades.

Queremos também fortalecer os projetos pautados em ajudar as mulheres. Uma das ideias, por exemplo, é criar uma peça com estampa exclusiva Caisbela & Instituto Protea e 100% do nosso lucro com a venda dessas peças ser revertido para o Instituto.

Outro forte objetivo da marca é atuarmos em parceria com médicas para levarmos conteúdos relevantes para a nossa audiência. Vamos falar sobre a importância da prática constante de exercícios físicos, entre outros assuntos importantes para a saúde e bem-estar da mulher, consolidando, assim, um trabalho com foco na conscientização, gerando impactos positivos para auxiliar na transformação da rotina diária, a partir de condutas e hábitos mais saudáveis.

Que mensagem você deixaria para outras mulheres que desejam empreender?

 Todos nós sabemos que empreender no Brasil é um desafio gigante. Porém, pode ser infinitamente realizador. Considero 3 pontos importantes como mensagem:

  1. Acredite no seu propósito e no que você tem a oferecer para o mundo. Somente você sabe o seu valor, sua verdade e o que se passa em seu coração;
  2. Junte-se a pessoas que possuem conhecimentos diferentes do seu, para que ambos possam agregar diferentes visões e diversas formas de pensar sobre o negócio.
  3. Não desanime nos primeiros meses e anos. Construir uma marca leva tempo, trabalho e dedicação.

 

Sair da versão mobile