café
Foto: Devin Avery/Unsplash

Por que você não deve tomar café logo ao acordar? Nutricionista explica

11 Compartilhamentos
11
0
0
0
0

Você tem o hábito de acordar e logo em seguida tomar aquele cafézinho? O costume presente na rotina dos brasileiros pode não ser tão inofensivo quanto parece. É o que estudos mostram e Luanna Caramalac Munaro, referência no país em nutrição funcional integrativa, explica: “Tomar café como primeiro alimento do dia pode sobrecarregar as glândulas adrenais e transformar o cortisol [hormônio do estresse] em cortisona, provocando uma excitação imediata seguida por uma baixa e dores de cabeça. Ou seja, desregular toda a cascata hormonal”.

Segundo a nutricionista, mulheres com predominância estrogênica são as mais suscetíveis aos malefícios do hábito, pois o desequilíbrio hormonal já existente pode aumentar. “Para esse grupo de mulheres, especificamente, as consequências podem variar desde o prejuízo da fertilidade até o desenvolvimento de endometriose e miomas”, pontua a especialista que acrescenta: “Estamos acostumados a usar o café como ‘muleta’ para dar aquele ânimo, um pico de energia. Só que, ao contrário do que o senso comum diz, tal hábito prejudica muito o organismo”.

“Estamos acostumados a usar o café como muleta para dar aquele pico de energia. Porém, ao ingeri-lo pela manhã, como primeiro alimento do dia, prejudicamos nosso organismo”

Nutricionista Luanna Caramalac Munaro

“Além desses fatores, a presença de compostos como taninos condensados retardam a liberação e absorção de cafeína no intestino. A consequência é a liberação imediata do intestino”, afirma Luanna.

Mas qual seria a melhor opção para os primeiros momentos do dia? “Chás! Eles são excelentes aliados para uma rotina saudável”, responde a nutricionista que aproveita para acalmar o coração dos coffee lovers: “Caso o cafézinho seja insubstituível, o ideal é esperar duas horas para tomar sua primeira xícara de café depois de acordar”.

Você também pode gostar