verão cabelos
Reprodução/Unsplash

Pontas secas, desbotamento e quebra? Descubra como cuidar dos fios no pós-verão

5 Compartilhamentos
5
0
0
0
0

O início do ano letivo e fim das férias de janeiro marcam o retorno à rotina e aos cuidados com a saúde. E se tem uma parte do corpo que sofre com os efeitos do sol, mar e piscina, são os cabelos. Já que os resultados dessa combinação podem ser bem agressivos aos fios. Por isso, cabelo saudável e verão nem sempre é uma combinação que dá match.

Para além das altas temperaturas, que por si só já são prejudiciais, o sol forte também degrada a proteína do cabelo, fazendo com que ele fique mais vulnerável, perca a hidratação natural e os lipídios. Se os fios forem coloridos ou descoloridos, como no caso de luzes e reflexos, pior ainda. Para completar, a água com sol ou cloro resseca muito o cabelo e o vento acaba deixando as madeixas, que já estão fragilizados, com mais nós e mais porosas.

“A exposição ao vento, sol, mar e piscina acaba sendo muito maior no verão e tudo isso são fatores que ressecam os fios. Por isso, o cabelo tende a ficar mais seco, embaraçado, poroso e quebradiço”, explica Cris Dios, especialista na saúde dos cabelos e produtos naturais à frente do salão de beleza Laces and Hair, que entrega: “Nesta época do ano, as queixas mais comuns são pontas duplas e secas. Se o cabelo é colorido, também tem a reclamação das mudanças de cor e desbotamento. Por conta das lavagens constantes, problemas no couro cabeludo, como descamação e caspa, podem surgir pela umidade constante dos fios. O verão é, no geral, um momento de muitos desafios para a saúde do cabelo”.

“O verão é, no geral, um momento de muitos desafios para a saúde dos cabelos.”

Crios Dios, cosmetóloga, especialista na saúde dos cabelos e produtos naturais

Mas o que fazer para evitar tantos danos sem abrir mão de curtir – vacinados, com máscara e álcool gel – o merecido e aguardado verão? “Sempre proteger o cabelo com um pré-tratamento que tenha proteção solar, proteínas e ativos hidratantes”, responde Cris, que também é cosmetóloga e dá uma dica bônus: “Ao sair do mar ou piscina, jogue uma garrafinha d’água doce nos fios para tirar o resíduo do sal ou cloro e reaplique o pré-tratamento. Se for se expor ao vento, trance o cabelo, prenda em um rabo ou proteja com um boné”.

Quais são os tratamentos indicados no pós-verão?

“Depende muito de como seu cabelo vai voltar, mas um queridinho é a veloterapia. São três tratamentos combinados para restaurar e repaginar os fios. Primeiro fazemos um processo de cauterização com a chama de uma vela cosmética que vai cauterizar de forma específica todas as pontas duplas do cabelo. Logo em seguida vem o bordado, que é um corte de tratamento que remove todas as pontas duplas, secas e porosas. Finalizamos com um tratamento de vitaminas que repõe todos os nutrientes, desde o couro cabeludo até os fios, equilibrando a saúde do cabelo”.

“Também temos o ritual da lua cheia, que é feito todo primeiro ou segundo dia da lua cheia. Nele, também fazemos o corte bordado, o tratamento de multivitaminas, que faz a limpeza e desintoxicação do couro cabeludo, devolve vitaminas para o couro e para os fios equilibrando todo o sistema capilar, e uma estimulação a laser para crescimento, fortalecimento e equilíbrio do couro cabeludo”

Como seguir com os cuidados em casa?

“Os cuidados diários devem consistir em: lavar de forma saudável, ou seja, diluir o shampoo na hora da utilização, sempre 1 medida de shampoo para 2 de água, usar o shampoo duas vezes, mesmo que você lave todos os dias, e fazer a higienização correta do couro cabeludo, enxaguando bem. Entre o shampoo e condicionador, use uma máscara nutritiva e finalize condicionando os fios para selar todos esses nutrientes dentro do cabelo. Além disso, ter uma boa alimentação e ingerir bastante líquidos também contribuem para a saúde e beleza das madeixas.”

Você também pode gostar