Vida mais leve
Reprodução/Unsplash

Para desacelerar: seis hábitos matinais para uma vida mais leve

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

A preocupação em manter a saúde em dia, a vida agitada e o estresse do trabalho têm feito com que cada vez mais pessoas busquem introduzir hábitos saudáveis à rotina. De fato, cuidar da mente e do corpo é o primeiro passo para quem busca mais qualidade de vida. Que tal reorganizar o seu mindset e tentar ser mais otimista e positivo? Parar de fumar? Deixar de comer comidas pouco nutritivas todos os dias? Ou então, começar a praticar um novo esporte? Aqui vão seis dicas simples para mudar algumas pequenas práticas e ter ótimos resultados na sua saúde.

Acorde mais cedo

Acordar mais cedo dará a você uma oportunidade, sem distrações, de se exercitar, meditar, ler, escrever, preparar uma café da manhã mais saudável e nutritivo, limpar a casa… basicamente, começar o dia de forma melhor e mais produtiva.

Note e anote

Seja em uma agenda, diário ou simplesmente uma lista de tarefas, escrever ajuda a capturar seus pensamentos, processar suas emoções e focar em seus objetivos. Além disso, é satisfatório riscar no papel as tarefas concluídas (com sucesso), né?

Pratique mindfulness

Mindfulness (atenção plena) é uma técnica de meditação e exercícios que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro, diminuindo a ansiedade. Mas, a meditação não é a única maneira de praticar a atenção plena. Você também pode tentar comer devagar prestando atenção aos seus sentimentos e no seu corpo.

Movimente-se

Alongar ou se exercitar pela manhã traz inúmeros benefícios, desde melhorar o humor, por causa da ação da endorfina, até a aceleração do metabolismo e aumento da energia. Uma atividade que ajude a desacelerar a mente, como o yoga, é uma ótima pedida, já que traz benefícios físicos e mentais. Aliás, o estúdio de hot yoga Vidya Studio, que trabalha a linha Vinyasa Yoga, conta com aulas ministradas em um ambiente aquecido a 40º C, o que facilita a flexibilidade, libera toxinas do corpo e ajuda no relaxamento.

Expresse gratidão

Este não é apenas um “truque” de autoajuda. A atitude é apoiada pela ciência. Segundo um estudo publicado no Journal of Applied Sport Psychology, a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. A pesquisa ainda aponta que pessoas gratas são capazes de reconhecer as realizações de outras pessoas, portanto, não sentem inveja ou ressentimento. Ainda melhora o bem-estar, reduz a agressividade, ajuda a desenvolver empatia e, portanto, aumenta a felicidade.

Faça afirmações

Aos plantar sementes de positividade em nossos cérebros por meio de autossugestões podemos adotar a mentalidade de pessoas de sucesso, abrindo o caminha para nossas próprias conquistas. As afirmações positivas permitem que você desenvolva pensamentos e crenças otimistas que te ajudarão a levar qualquer área da sua vida para um nível mais elevado e a melhorar a sua produtividade.

Você também pode gostar