Abordagem utiliza tecnologias e técnicas de aplicação que otimizam resultados dos tratamentos farmacológicos
Apesar dos inúmeros avanços em princípios ativos utilizados no skincare, os cremes anti-idade têm ação limitada e, muitas vezes, apenas melhoram a hidratação da pele. No entanto, um tipo de cuidado da pele, feito de maneira mais espaçada, vem se consolidando como tendência: o skincare tecnológico. “O termo se refere a uma abordagem para o cuidado da pele que utiliza tecnologias médicas, feitas em consultório, como a hidrodermoabrasão e técnicas de aplicação dos produtos com drug delivery, ou seja, após a utilização de uma tecnologia que abre canais na pele”, destaca o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD (2017-2021). “Isso inclui uma variedade de dispositivos, como lasers, luzes LED, microcorrentes e hidrodermoabrasão. Também abrange fármacos com ingredientes de alta tecnologia, como peptídeos, ácidos hialurônicos de baixo peso molecular, e produtos personalizados baseados em análise de dados da pele”, explica o médico.
O médico ressalta que um dos grandes destaques desse conceito é a tecnologia Hydrafacial, que une limpeza de pele com aplicação de poderosos boosters. “O procedimento é capaz de proporcionar um verdadeiro skincare de consultório, passando por todas as etapas indispensáveis no cuidado diário com a pele, mas de maneira muito mais potente. No protocolo mais básico, iniciamos com uma limpeza e esfoliação química com um peel dos ácidos glicólico e salicílico, o que acelera a renovação celular, melhora a uniformidade e reduz a espessura da pele. Em seguida, é feita a extração de impurezas, cravos e comedões combinada à infusão de uma solução hidratante”, detalha o Dr. Renato. Na sequência, são aplicados os boosters, que possuem alta concentração de ativos selecionados de acordo com as necessidades de cada pele. “Por fim, administramos antioxidantes para proteção e melhora da aparência da pele”, acrescenta o Dr. Renato Soriani, que afirma que a desobstrução dos poros e a melhora da hidratação e vascularização da pele também aumentam a penetração e eficácia dos cosméticos utilizados diariamente na rotina de skincare. “Por si só, o procedimento já consegue promover uma melhora instantânea da qualidade do tecido cutâneo, uniformizando a textura e aumentando a firmeza, viço, maciez e brilho da pele.” O médico explica que esse tipo de procedimento deve ser realizado, idealmente, uma vez por mês ou antes de um grande evento, já que tem a capacidade de melhorar o glow da pele.
Outra estratégia é o drug delivery após o uso da tecnologia Morpheus 8, uma radiofrequência microagulhada. “As microagulhas fazem pequenos orifícios na superfície da pele. As pontas das agulhas também liberam ondas de radiofrequência nas aberturas para aquecer o tecido circundante. Isso, por si só, já tem efeito para estimular colágeno e tratar os sinais do envelhecimento. Mas podemos aproveitar os canais para a aplicação de substâncias como peptídeos, ácido hialurônico e antioxidantes, o que confere um efeito interessante para melhorar a qualidade da pele”, diz o Dr. Renato Soriani, que também explica que o drug delivery pode ser feito após o uso de lasers.
Esse tipo de tratamento, segundo o médico, é buscado por pessoas que desejam resultados mais rápidos e eficazes, que têm interesse em inovações tecnológicas e que procuram uma abordagem personalizada para o cuidado da pele. “Inclui tanto homens quanto mulheres de diversas faixas etárias”, explica. “Para pessoas mais jovens, que ainda não têm indicação para iniciar em tecnologias rejuvenescedoras, tratamentos como Hydrafacial são muito bem indicados para essa melhora de viço e qualidade da pele. No caso dos tratamentos rejuvenescedores, o drug delivery pode ser mais interessante, ou ainda podemos combinar o Hydrafacial com os tratamentos a laser”, esclarece.
O médico afirma que o protocolo pode variar de acordo com a necessidade do paciente. “A natureza do skincare tecnológico é inerentemente personalizável, justamente para permitir ajustes conforme as necessidades individuais de cada pele. Mas é fundamental buscar a ajuda de um médico dermatologista para a indicação da melhor estratégia”, finaliza.
FONTE: DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato
”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”