Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, esteve no programa de TV norte-americano “Today Show” e confessou ao apresentador Hoda Kotb que já não é possível dizer se o marido tem ou não consciência de que sofre de um tipo de demência.
“O que estou aprendendo é que demência é difícil. É difícil para a pessoa com o diagnóstico. Também é difícil para a família. E isso não é diferente para mim, para Bruce ou nossas filhas. E quando dizem que essa é uma doença de toda a família, realmente é”, disse.
Emma foi convidada para informar sobre a demência de origem frontotemporal. O apresentador Kotb ainda perguntou sobre como o diagnóstico a afetou pessoalmente. Para ela, entender o que estava acontecendo com Bruce foi importante. “Uma bênção e maldição. Pelo menos pudemos entender o que estava acontecendo com ele, ainda que seja muito doído”, explicou, acrescentando que as filhas do casal estão a par de tudo sobre a doença do pai.
A demência frontotemporal é o tipo mais comum entre pessoas com menos de 60 anos e pode causar problemas de comportamento, personalidade e movimentação, de acordo com a Associação de Degeneração Frontotemporal. Portadores normalmente vivem de 6 a 8 anos com a condição. Por conta de seu diagnóstico, Bruce Willis se aposentou em março do ano passado. Em fevereiro deste ano, a família do artista divulgou a seguinte nota oficial:
“Desde que nós anunciamos o diagnóstico de Bruce na primavera de 2022, a condição dele avançou. Infelizmente, desafios com a comunicação são apenas um dos sintomas que ele enfrenta. Apesar de doloroso, é um alívio ter um diagnóstico definitivo.”