Publicidade

Conheça os sintomas e tratamento da doença que afetou a cantora Anitta e afeta muitas mulheres

A endometriose é uma doença crônica que afeta 1 em 10 mulheres ao redor do mundo. Ela ocorre quando o tecido de dentro do útero (chamado endométrio) acaba se fixando em locais do corpo onde ele não deveria existir, como ovários, pelve e intestino, causando inflamação e cicatrizes nesses locais. Isso acontece por alterações genéticas e imunológicas, e pode causar muita dor e infertilidade nas pacientes que possuem esse diagnóstico.

Muitas mulheres sofrem por anos até receberem o diagnóstico de endometriose, o que acaba atrasando o tratamento e causando muita frustração e problemas psicológicos em parte dos casos.
Sendo assim, é muito importante que a mulher esteja atenta aos sintomas, e procure um ginecologista que possa avaliar o seu caso de forma minuciosa para estabelecer o melhor tratamento possível.

Fique atenta aos possíveis sinais de endometriose:

  • Dor intensa durante a menstruação
  • Fluxo menstrual aumentado
  • Dor durante a relação sexual
  • Sangramento nas fezes ou dor ao evacuar
  • Distensão abdominal
  • Sangramento na urina ou desconforto ao urinar
  • Infertilidade
  • Dor pélvica crônica

O tratamento vai depender dos sintomas e sua gravidade, podendo incluir desde tratamentos hormonais até a cirurgia, se indicado. Mas é importantíssimo lembrar que, independente do caso, a prática de atividade física, alimentação saudável, e controle do estresse ajudam muito nos sintomas e controle da doença.
O acompanhamento multidisciplinar, incluindo uma nutricionista, é de grande ajuda: dietas ricas em legumes e frutas, que são repletas de antioxidantes, e com baixo teor de embutidos, álcool e processados, auxilia também no controle da doença.

 

Sobre Dra. Debora Manor

Dra. Débora Lempkovitz Manor é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ginecologista e Obstetra com especialização em Patologias do Trato Genital Inferior pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, possui título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), e atua principalmente com foco em laser ginecológico, menopausa, distúrbios hormonais, contracepção e sexualidade. É diretora clínica da Clínica DOME, espaço voltado para a saúde e estética feminina, onde realiza seus atendimentos ginecológicos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Milan Guide

Milan Guide

Estou prestes a embarcar para o Salone Del Mobile.Milano, um marco na indústria do design que celebra sua...
Festa Rabanne na NK

Festa Rabanne na NK

  Uma noite em clima disco para celebrar a abertura da Rabanne em sua primeira operação na América...

Instagram

Twitter