Publicidade
Shampoo 2 em 1

Quem nunca se deixou levar pela praticidade que os shampoos 2 em 1 oferecem? Se você ainda não experimentou, a verdade é que já teve a curiosidade de saber como eles atuam na prática. Afinal, como é possível prometer limpeza e condicionamento e entregar os dois resultados? A seguir, compilamos uma série de informações sobre a dupla função e explicamos se essa tecnologia realmente funciona, quem deve usar e como.

A principal promessa dos shampoos 2 em 1 é oferecer os benefícios de limpeza de um shampoo tradicional enquanto proporciona a hidratação e cuidado de um condicionador regular. Tudo ao mesmo tempo. Em entrevista ao site da revista norte-americana “Allure”, a química Kelly Dobos revelou que, originalmente, os shampoos contêm surfactantes aniônicos (com carga negativa) para limpar os fios. E os condicionadores, por sua vez, contam com ingredientes catiônicos (com carga positiva) para transmitir suas propriedades condicionantes. “Tentar combinar esses dois tipos de componentes em uma única fórmula pode resultar em um produto desagradável, porque eles são incompatíveis. Porém, os químicos cosméticos têm realizado um grande trabalho em desenvolver maneiras exclusivas de fornecer esses ingredientes otimizando suas proporções”, explica.

Para a cabelereira Jana Rago, devemos pensar nos shampoos 2 em 1 como um shampoo que têm benefícios condicionadores e não os encarar como uma situação de “o melhor dos dois mundos”. “De fato, é um produto que limpa e hidrata o seu cabelo, ainda que superficialmente. Seus pontos positivos são muitos: economia de dinheiro e de tempo no chuveiro são os principais. Além disso, em viagens ou quando se quer tomar um banho rápido pós-treino, na academia, levar um frasco de shampoo e condicionador 2 em 1 também vai ocupar menos espaço na sua bolsa ou nécessaire”, pontua Jana.

Outro ponto positivo é o da sustentabilidade. Ao comprar um só produto, você não está apenas reduzindo a quantidade de plásticos que descarta, como também diminuindo o consumo de água no banho ao agilizar sua rotina. Por outro lado, entre os pontos negativos está o fator longo prazo. O acúmulo de químicos e substâncias de um 2 em 1 pode, com o tempo, pesar o cabelo e deixá-lo sem brilho. Para neutralizar este efeito, você precisará de um shampoo detergente – daqueles transparentes, sabe? – para ajudar a desopilar o fio e iniciar o processo de hidratação novamente.

Scandinavian Biolabs/Pexels

Outro resultado não tão legal é o ressecamento do couro cabeludo e comprimento, causado pelos surfactantes usados nesse tipo de produto. “Nas versões originais, o shampoo limpa em excesso a oleosidade do cabelo para secá-lo completamente. Em seguida, o condicionador vem como item necessário para hidratar novamente e alisar as cutículas dos fios”, explicou Daniel Belkin, dermatologista, à “Allure”.

Se ainda assim quiser investir em um 2 em 1 para agilitar e facilitar alguns momentos, os profissionais indicam alternar seu uso com rotinas mais completas de cuidado, com shampoos, condicionadores, máscaras, óleos e leave-ins. Encontrar a melhor opção disponível no mercado para você pode levar algum tempo. “Embora as informações da embalagem já forneçam muitos detalhes, achar o 2 em 1 certo pode exigir algumas tentativas e erros”, diz Kelly Dobos. E o cabelereiro Andrew Fitzsimons acrescenta: “Se o seu cabelo não precisar de muita manutenção e for resistente, essa pode ser uma opção para você usar vez ou outra. Eu, definitivamente, não recomendaria usá-lo mais de duas vezes por semana”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter