Não tem como fugir: todas as mulheres passarão pela menopausa e pelo climatério, que são as mudanças no organismo que sinalizam o fim de ciclos do aparelho reprodutivo. Um dos indícios mais marcantes desse período é o encerramento da menstruação, que acontece porque o ovário deixa de lançar folículos. Ou seja, deixa de liberar os óvulos para fertilização. Essa fase costuma chegar entre os 45 e 55 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Esse período de mudanças, que envolve declínio da função fértil e fim da menstruação, é o climatério e os diferentes estágios da menopausa fazem parte dele.
As mudanças hormonais associadas a esse momento podem ter efeitos em diversas áreas da saúde feminina: física, emocional, mental e até mesmo em esferas sociais. São sintomas diversos que podem variar de mulher para mulher. Alguns deles são ondas de calor, suor noturno, fogachos, palpitações, incontinência urinária, dificuldade para manter relações sexuais, insônia, mudanças de humor, depressão e ansiedade.
Para esclarecer as dúvidas sobre as diferenças entre os dois termos e o melhor a fazer quando essa fase da vida se aproximar, GLMRM conversou com a Dra. Débora Manor, ginecologista e obstetra. Confira!
GLMRM: Qual a diferença entre climatério e menopausa?
Dra. Débora Manor: A diferença é que o climatério é o período que abrange tudo: começa na pré-menopausa, que é o período que antecede a menopausa e que a gente chama de transição menopausal. Então pode ocorrer muitos anos antes da menopausa. A mulher já pode estar passando pelo período do climatério e tendo os sintomas. Ele abrange também a menopausa propriamente dita, que seria a última menstruação da mulher e, por fim, o período pós-menopausa. Então o climatério vai englobar essas três fases.
De que forma a mulher pode se preparar para a chegada desse período?
A paciente já pode começar a ter sintomas muito antes da menopausa em si. Então já começa a ter uma queda hormonal mas continua menstruando. Mas a menstruação pode começar a se tornar irregular. Ela pode começar a ter sintomas e ainda não ter chegado na menopausa. Então a mulher já pode se preparar, nesse período, principalmente mantendo uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, com exercícios físicos e também suplementações como antioxidantes por exemplo. E em muitos casos já pode começar a fazer tratamento hormonal. Então é importante estar sempre acompanhada por ginecologista e ficar de olho nos sintomas. A parte de exercício físico e alimentação saudável vai influenciar muito para ter uma menopausa saudável.
O que a mulher deve fazer quando entra nessa fase do ciclo reprodutivo?
É importante falar sobre a reposição hormonal. O tratamento hormonal na pós-menopausa também vai prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, o aparecimento de osteoporose e outras doenças ósseas. Há ainda tratamentos não hormonais, fitoterápicos e exercícios físicos que podem prevenir alguns tipos de doenças cardiovasculares e ósseas.