Na tentativa de combater a acne, adolescentes e jovens adultos recorrem às mídias digitais, mas esquecem que é uma doença de pele que, se não tratada adequadamente com as orientações do dermatologista, pode piorar o quadro (efeito rebote) e favorecer o aparecimento de cicatrizes
Não é novidade que, atualmente, as redes sociais são a principal fonte de informação e rede de pesquisa de adolescentes e jovens adultos, inclusive para problemas de saúde e doenças, como a acne. O problema é que comprar produtos ou tentar tratamentos para acne sem consultar um dermatologista pode causar um efeito rebote, uma reação fisiológica que piora o problema. “Se houver um ressecamento maior da pele, por uso exagerado de produtos para ‘limpar a oleosidade da pele’, ou durante o tratamento de acne com produtos que ressequem demais a pele, o manto lipídico (presente normalmente na pele como barreira protetora) pode ser removido. Com isso, a pele ‘entende’ que deve produzir o manto novamente, para se proteger”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A acne, apesar de não envolver maiores riscos para a saúde sistêmica do organismo, tem um impacto psicológico significativo, mesmo quando leve, e afeta a qualidade de vida do paciente e a autoestima, além de poder gerar quadros de ansiedade e até depressão. Por isso, não deve ser subestimada e sempre deve ser tratada o quanto antes com ajuda de um dermatologista, inclusive para evitar o aparecimento de cicatrizes”, acrescenta a médica. Abaixo, selecionamos algumas das principais recomendações dos médicos para controlar as lesões – mas, lembre-se que a avaliação é sempre individual e cada caso pode requerer uma indicação diferente:
Medicamentos tópicos e orais: O tratamento tópico mais recente com comprovação científica para controle de acne moderada à severa, prevenção e redução das cicatrizes atópicas e boa tolerância pelos pacientes é a associação de adapaleno com peróxido de benzoíla, segundo a dermatologista Dra. Paola. Essa associação é encontrada em alguns géis de venda livre em farmácia, mas a orientação do dermatologista é fundamental. No caso dos medicamentos orais, a Dra. Paola explica que o tratamento curativo para casos severos continua sendo o tratamento via oral com isotretinoína (Roacutan), que reduz a glândula sebácea a fim de inibir a produção de sebo.
Skincare: Não é a solução do problema, mas pode ajudar. O primeiro passo é a limpeza da pele com produtos com ácido glicólico, com ação esfoliante, ou o salicílico, que auxilia no controle da oleosidade e no tamanho dos poros. Logo depois vem a hidratação. “A pele com acne apresenta um defeito intrínseco na barreira cutânea: alteração da produção de ceramidas. E por isso, quando não hidratada, apresenta ressecamento e maior inflamação, piorando a acne. Portanto, devemos hidratar a pele independente da acne, com produtos específicos para pele oleosa e/ou acneica. Assim, a barreira cutânea é reestabelecida e, diferente do que se acreditava antes, a pele acneica hidratada apresenta maior melhora da acne quando tratada”, diz a Dra. Paola. Quanto à proteção solar, uma verdade inconveniente é que o filtro solar pode piorar a acne, mas isso acontece no uso de produtos inadequados. Mas deixar de usar o protetor solar não é uma opção, já que quem tem acne tem mais chance de manchar a pele, mesmo sem cutucar as lesões. “Consulte um dermatologista para saber qual o melhor protetor solar para você. A pele oleosa tem maior chance de ter acne. Se o protetor solar tem controle de oleosidade, com sílica, por exemplo, a pele fica mais seca ajudando no tratamento”, acrescenta a Dra. Paola.
Máscaras: Controlar a oleosidade da pele é fundamental para quem tem acne e essa é uma tarefa que pode ser efetiva com o uso de máscaras. “O carvão ativado é um poderoso ingrediente de origem mineral que possui uma série de propriedades benéficas para a saúde e beleza da pele, como controle e absorção da oleosidade e eliminação das células mortas da superfície da pele e do interior dos poros. Quando esse ativo está em uma máscara facial, que fica mais tempo em contato com a pele, como é o caso da Máscara Black Rednek, o produto também previne e remove cravos e reequilibra a saúde do tecido cutâneo, assim garantindo brilho e maciez à pele”, diz Ana Paula Kasher, diretora comercial da B.URB. “Essa máscara também traz colágeno em sua composição, que possui propriedades hidratantes e condicionantes da pele. Dessa forma, o carvão também confere propriedades clareadoras, contribuindo para a uniformização do tom da pele”, explica.
Alimentação: O excesso de oleosidade na pele pode ser ligado à alimentação, o que pode ser notado em poucas horas ou ter um aumento gradativo de oleosidade que pode levar meses. “O perfil inflamatório no organismo é exacerbado pelo consumo excessivo de açúcares, o que pode desencadear ou agravar doenças inflamatórias na pele como dermatite, acne e psoríase”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Uma dieta desequilibrada, com consumo excessivo de gorduras não saudáveis presentes em alimentos ultraprocessados, gorduras vegetais modificadas, gorduras saturadas de origem animal, frituras de imersão, alimentos pró-inflamatórios como açúcares em geral, doces em excesso, farinhas brancas e refinadas e ainda ingredientes alergênicos como os corantes, aromatizantes e conservantes artificias, todos em excesso desequilibram o organismo, aumentando o perfil inflamatório, também da pele o que geralmente resulta em maior estímulo das glândulas sebáceas”, esclarece a médica nutróloga. A médica destaca que vários estudos avaliaram a significância do índice glicêmico (velocidade com que os níveis de açúcar aumentam no sangue) de vários alimentos em pacientes com acne. Quem sofre com acne e consome mais alimentos saudáveis como vegetais, folhas verdes, grãos integrais e frutas apresenta lesões acneicas reduzidas em comparação com indivíduos em dietas de alta carga glicêmica (rica em farinha branca, doces, açúcares e massas).
Suplementação para controle da inflamação: Segundo a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, é comum o quadro de acne também estar relacionado à inflamação no intestino, principalmente pela dieta e estado emocional do paciente. “Nesse caso, a suplementação com Fosfolipídeos de Caviar (F.C. Oral), rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFA) ômega 3 (DHA e EPA), Astaxantina e vitamina E, atua diminuindo a produção de sebo, por sua ação na glândula sebácea, além de diminuir a inflamação e também formar uma barreira epidérmica íntegra e hidratada, uma vez que a acne e alguns tratamentos sistêmicos promovem um ressecamento da pele e uma perda transepidérmica de água”, explica a farmacêutica, que destaca que a suplementação também pode contar com probióticos orais associados e Glycoxil, um peptídeo que irá auxiliar na diminuição do açúcar no sangue.
Ajuda de consultório: “Em termos de tecnologias, foi aprovado recentemente nos Estados Unidos, pelo FDA, o primeiro laser que trata a acne leve a grave. Esse laser tem como alvo o ‘sebo’. O nome desse laser é Aviclear. Ele tem como alvo o sebo da glândula sebácea e o laser suprime seletivamente a glândula sebácea e elimina a acne. Ainda não há previsão de quando esse laser chegará no Brasil”, destaca a médica Dra. Paola. Por enquanto, uma ajuda disponível pode vir do procedimento de hidrodermoabrasão do HydraFacial: segundo estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, a tecnologia HydraFacial é capaz de contribuir para a melhora da acne leve e moderada, com 100% dos pacientes apresentando pele mais limpa e menos inflamada após uma série de tratamentos com a exclusiva tecnologia Vortex-Fusion combinada à aplicação de LED azul, que possui ação bactericida. “HydraFacial é um procedimento que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo; é uma experiência única realizada em (pelo menos) 30 minutos, com (pelo menos) três etapas, suficientes para conferir a melhor pele da sua vida. O equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder. Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave”, afirma a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Hydrafacial é um ótimo tratamento para todos dos tipos de pele, especialmente qualquer pessoa com acne, pele oleosa e sem viço”, finaliza a médica.
FONTES:
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez
*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi
Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar com 30 anos de experiência no setor. A Holding Comunicações gera, na imprensa, mais de 4000 publicações anuais aos clientes e oferece conteúdo sólido de saúde para as mídias on e offline. Responsável pelo lançamento de diversas marcas do ramo no país, a empresa foi responsável pela coprodução e coautoria, em 2023, do livro Dermatologia & Gerações. Site: https://holdingcomunicacoes.com.br/ Instagram: @holdingcom
”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”