Ai, que delícia o verão! Andar de biquíni o dia todo, entrar na água, sem preocupações. Até que surge aquela coceirinha chata na região íntima! Quem nunca passou por essa situação?
O verão é a época do ano propícia para o surgimento de algumas infecções vaginais como a candidíase e a vaginose bacteriana. A roupa molhada aliada com as altas temperaturas são prato cheio para esses microorganismos – que já vivem na vagina – se proliferarem e causarem sintomas desagradáveis. Entre os possíveis sintomas, estão: corrimento estilo leite talhado; coceira; corrimento amarelado com odor de peixe; ardência e assaduras.
Além disso, o estresse, a queda da imunidade, o tipo de vestimenta e a alimentação rica em carboidratos simples e açúcares refinados também podem estar associados ao desenvolvimento dessas infecções vaginais.
Lembrando que esse tipo de infecção não é transmitido pelo sexo: ele não é considerado ISTs, já que está presente naturalmente na vagina, e só se torna um problema quando se prolifera demais, causando os sintomas.
Aqui vão algumas dicas de como se cuidar para deixar sua saúde íntima em dia e evitar essa situação desagradável:
- Prefira usar roupas leves e, de preferência, de algodão
- Troque suas roupas íntimas/de banho sempre que elas estiverem molhadas
- Evite alimentos ricos em açúcares refinados
- Hidrate-se muito!
- Mantenha sua imunidade e controle de estresse em dia
- Mantenha sua rotina ginecológica em dia e procure ajuda especializada caso apareçam alguns desses sintomas
Sobre Dra Debora Manor
Dra Débora Lempkovitz Manor é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ginecologista e Obstetra com especialização em Patologias do Trato Genital Inferior pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, possui título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), e atua principalmente com foco em laser ginecológico, menopausa, distúrbios hormonais, contracepção e sexualidade.