Se reconhecer em um tipo de cabelo que por muito tempo foi modificado para ser aceito é uma transgressão no meio de padrões estéticos. Assumir os cachos naturais deixou de ser apenas uma tendência de moda e se tornou uma atitude de autoaceitação e empoderamento. Algumas famosas já passaram por esse processo, e hoje se reconhecem mais em suas versões naturais, com a liberdade de escolher quando e como quer mudar o visual.
Quem tomou essa decisão ou já está passando por esse momento busca por opções de corte que facilitam o processo. O cabelereiro Rodrigo Vizu, CEO do Vizu Hair Club em São Paulo, é muito procurado por mulheres que estão no processo da transformação e já cuidou da cabeça de famosas como Maisa Silva.
“Não existe um corte definitivo na transição, mas sim o que a pessoa está disposta a fazer. Podemos tirar tudo de uma vez no big chop [grande corte, que tira a maior parte alisada] ou ir tirando aos poucos. Um corte diferente pode ser muita informação, no comprimento ou textura. A transição tem esse período que, além de ser externo, muda algo no interno para ter uma percepção de beleza quanto de si mesma”, explica o hair stylist.
A influenciadora e terapeuta capilar Bruna Serrano já passou pela transição e sugere cortes em camadas, mesmo que ainda não tire 100% da química. Esse formato vai dando leveza para o cabelo, e ajuda no caimento e movimento dos fios.
“Assim, você já consegue ver ele tomando forma e consegue ir cortando as partes alisadas aos poucos”, ela sugere. “Outra opção para quem ainda está insegura de cortar e perder comprimento (o que é muito comum), os cortes com bico, seja o chanel de bico ou long bob, por exemplo, podem ser caminhos mais seguros, já que a parte da frente vai ficar maior, além de ser super estiloso!”
Cuidados além do corte
As madeixas encaracoladas precisam de uma atenção maior nos cuidados básicos, que vão desde a limpeza até a hidratação, pois os fios tendem ao ressecamento devido à oleosidade natural do couro cabeludo não chegar até as pontas. E isso varia de acordo com cada curvatura – que seguindo a nomenclatura dos especialistas vai do 2A (mais ondulado) até o 4C (mais crespo).
“Tratamentos semanais, de acordo com a necessidade do seu cabelo, são importantes para que os fios (e pontas) se mantenham saudáveis. Em relação à manutenção do corte, os curtos vão exigir uma frequência maior no salão”, diz a influenciadora.
O GLMRM te ajuda na escolha de produtos funcionais que limpam, hidratam e definem os cachos na transição capilar. O processo pode ser lento, mas é recompensador. Seus fios agradecem!
Shampoo e condicionador
Usar produtos específicos para a limpeza dos fios é imprescindível, pois os cabelos cacheados tendem a acumular mais produtos na raiz.
Creme modelador
Para finalizar os fios ainda molhados, um bom modelador de cachos promove alta fixação e deixa os fios maleáveis após o uso.
Geleia modeladora
As “geleias” ou “gelatinas” são ótimas para fixar ainda mais os cachos antes do modelador. Também podem ser utilizadas para fazer acabamento de penteados.
Óleo umectante
Com vitaminas e minerais, o óleo de umectação é uma opção prática para combater a opacidade e o ressecamento dos fios.
Máscara hidratante
Hidratação é a palavra para manter os fios saudáveis durante a transição. Reserve um tempo para fazer semanalmente em casa.