Bruna Serrano
Foto: Reprodução/Instagram

A vez dos cachos! Cortes modernos valorizam a transição capilar

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Se reconhecer em um tipo de cabelo que por muito tempo foi modificado para ser aceito é uma transgressão no meio de padrões estéticos. Assumir os cachos naturais deixou de ser apenas uma tendência de moda e se tornou uma atitude de autoaceitação e empoderamento. Algumas famosas já passaram por esse processo, e hoje se reconhecem mais em suas versões naturais, com a liberdade de escolher quando e como quer mudar o visual.

Quem tomou essa decisão ou já está passando por esse momento busca por opções de corte que facilitam o processo. O cabelereiro Rodrigo Vizu, CEO do Vizu Hair Club em São Paulo, é muito procurado por mulheres que estão no processo da transformação e já cuidou da cabeça de famosas como Maisa Silva.

“Não existe um corte definitivo na transição, mas sim o que a pessoa está disposta a fazer. Podemos tirar tudo de uma vez no big chop [grande corte, que tira a maior parte alisada] ou ir tirando aos poucos. Um corte diferente pode ser muita informação, no comprimento ou textura. A transição tem esse período que, além de ser externo, muda algo no interno para ter uma percepção de beleza quanto de si mesma”, explica o hair stylist.

A influenciadora e terapeuta capilar Bruna Serrano já passou pela transição e sugere cortes em camadas, mesmo que ainda não tire 100% da química. Esse formato vai dando leveza para o cabelo, e ajuda no caimento e movimento dos fios.

“Assim, você já consegue ver ele tomando forma e consegue ir cortando as partes alisadas aos poucos”, ela sugere. “Outra opção para quem ainda está insegura de cortar e perder comprimento (o que é muito comum), os cortes com bico, seja o chanel de bico ou long bob, por exemplo, podem ser caminhos mais seguros, já que a parte da frente vai ficar maior, além de ser super estiloso!”

Cuidados além do corte

As madeixas encaracoladas precisam de uma atenção maior nos cuidados básicos, que vão desde a limpeza até a hidratação, pois os fios tendem ao ressecamento devido à oleosidade natural do couro cabeludo não chegar até as pontas. E isso varia de acordo com cada curvatura – que seguindo a nomenclatura dos especialistas vai do 2A (mais ondulado) até o 4C (mais crespo).

“Tratamentos semanais, de acordo com a necessidade do seu cabelo, são importantes para que os fios (e pontas) se mantenham saudáveis. Em relação à manutenção do corte, os curtos vão exigir uma frequência maior no salão”, diz a influenciadora.

O GLMRM te ajuda na escolha de produtos funcionais que limpam, hidratam e definem os cachos na transição capilar. O processo pode ser lento, mas é recompensador. Seus fios agradecem!

Shampoo e condicionador

Usar produtos específicos para a limpeza dos fios é imprescindível, pois os cabelos cacheados tendem a acumular mais produtos na raiz.

Kit Schwarzkopf Professional Mad About Curls Duo High

Creme modelador

Para finalizar os fios ainda molhados, um bom modelador de cachos promove alta fixação e deixa os fios maleáveis após o uso.

Creme Modelador Match Respeito aos Cachos – Boticário

Geleia modeladora

As “geleias” ou “gelatinas” são ótimas para fixar ainda mais os cachos antes do modelador. Também podem ser utilizadas para fazer acabamento de penteados.

Geleia Ativadora Cachos Suave Fixação – Arvensis

Óleo umectante

Com vitaminas e minerais, o óleo de umectação é uma opção prática para combater a opacidade e o ressecamento dos fios.

Finalizador Magic Oil Umectante Cacho Mágico – Lowell

Máscara hidratante

Hidratação é a palavra para manter os fios saudáveis durante a transição. Reserve um tempo para fazer semanalmente em casa.

MÁSCARA HIDRATANTE PARA CABELOS CACHEADOS HEAVEN IN HAIR – Deva


Você também pode gostar