Durante todos anos de profissão, a médica obstetra e ginecologista Albertina Duarte Takiuti escutou diversas histórias que relatavam todos os ciclos da vida de uma mulher – quando a mulher menstruava, a gravidez, a menopausa. De conhecimento inquestionável, ela passou para o papel estes anseios, medos e dúvidas de suas pacientes. Junto de Isabel Vasconcellos, transformou estas histórias em um romance com relatos leves e verdadeiros. O livro, que ganhou o título “Para Gostar de Ser Mulher”, será lançado nesta quarta-feira (23), na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo.
“É um livro ginecológico dos ciclos de vida da mulher, onde falo sobre todas as questões ginecológicas das mulheres, de maneira que procurei dar um olhar não só da vivência, mas do entendimento de cada etapa”, conta ela ao GLMRM.
A especialista aponta que o que falta “para gostar de ser mulher” é a independência psicológica e financeira. “Esses três verbos horrorosos: culpar-se, desvalorizar-se e cobrar-se faz com que a mulher seja escrava. Gostaria muito que um novo ciclo acontecesse com essas mulheres: o ciclo da não submissão, que elas entendessem que cada ciclo desses tem uma grande importância na sua vivência.”
As histórias vividas no corpo de uma mulher são narradas por diversas personagens, cada uma delas em sua fase de vida: o início da menstruação, a TPM, o ovário policístico, a gravidez, o pré-natal, os tipos de parto, o sexo na adolescência e também na terceira idade – sem deixar de lado os relatos de prazer e as doenças sexualmente transmissíveis. Muitos outros assuntos também são discutidos ao longo da obra, tudo apontado com expertise pelas mãos da Dra. Albertina Duarte Takiuti e Isabel Vasconcellos.