Influenciadores digitais mostram como se livrar dos padrões e ser autêntico

Getty Images

Não é preciso mais do que um acesso rápido ao Instagram, hoje, para se deparar com a vida “perfeita” da era moderna, em especial pessoas incrivelmente felizes e bem sucedidas que emolduram na rede seus rostos impecáveis e corpos inatingíveis. Nesse cenário, a autoaceitação torna-se um desafio gigantesco para qualquer um. Historicamente, padrões foram criados e recriados, mas é normal ainda se deparar com um cenário que favorece e exalta a estética branca, magra e supostamente livre de defeitos. O primeiro passo para cair fora da péssima ideia da comparação – e não tornar as redes sociais um ambiente tóxico para si mesmo -, é ter certeza que você está seguindo pessoas que vão te mostrar a realidade da vida e que a beleza pode, e deve, ser singularmente plural. Por isso, selecionamos alguns dos novos nomes que andam na contramão do padrão e que vão mostrar como é importante ser você mesmo e aceitar suas particularidades, já que a autoestima vai além da aparência física.

@majudearaujo

Em 2021, a modelo internacional Maria Julia de Araújo, com 19 anos e medindo 1,49m, ganhou grande destaque ao se tornar a primeira embaixadora brasileira com Síndrome de Down da L’Oréal Paris. Ela não apenas esbanja beleza e bom humor em seu perfil, mas tem feito história como uma voz potente contra o capacitismo.

@leandrinhadu

Ativista pelos direitos das pessoas trans e com deficiência, a mineira Leandrinha divide com seus seguidores visões sobre sua própria sexualidade, capacitismo e fala de seu seu dia a dia. “Me desdobrei até conseguir ter paz com minha imagem e usá-la ao meu favor. Olhar no espelho é um alívio”, ela afirma em uma de suas postagens.

@thaiscarla

Conhecida por fazer parte do time da dançarinas da Anitta, a youtuber Thais Carla fala muito sobre a vida de uma mulher gorda e suas dificuldades. Ela também mostra que é possível, sim, ter um corpo gordo, porém com saúde e muita disposição.

@blogueirapcd

Lelê é mais uma garota do Rio compartilhando conteúdos do tipo que todo mundo ama: dia a dia, moda, maquiagem e bom humor. Tudo isso de forma leve, verdadeira e inclusiva.

@pacpedro

A gente sabe que a gordofobia não afeta só as mulheres, né? Por isso, o ator, modelo e ativista body positive Pedro Augusto resolveu usar seu Instagam para compartilhar indagações sobre os padrões de corpo e comenta um pouco sobre sua história de amor e autoaceitação.

@mamacax

A modelo Mama Cāx entrega tudo! Ela usa das suas redes sociais para falar sobre positividade, aceitação do corpo e as dificuldades de uma pessoa com deficiência. Ela mostra que as mulheres que possuem alguma deficiência merecem um lugar de igualdade

@Mariaeucor

Maria Eugênio Cordeiro usa seu perfil no Instagram para mostrar que sensualidade não está atrelada a um número ou tamanho. Ela usa sua voz para falar sobre vários assuntos, como autoaceitação, moda, beleza, relação saudável do amor próprio e autocuidado. Além disso, a estética de imagem criada pela influencer é mais do que inspiradora.

@sampaiolariissa

Depois de esconder o vitiligo por 13 anos, Larissa Sampaio conquistou as passarelas nacionais e o amor próprio. Hoje ela compartilha fotos mostrando o corpo e se orgulha de sua trajetória ao perceber que pode auxiliar outras pessoas com a mesma condição no processo de autoamor.

Sair da versão mobile