O Cortejo Afro – bloco cool de Salvador fundado pelo artista plástico Alberto Pitta – homenageou neste ano ele: Gilberto Gil. Trata-se de um ano especial para o músico, já que recebeu também homenagem dos blocos Cortejo Pelourinho e Filhos de Gandhi. Haja coração! O grupo apresentou em frente à varanda vip do camarote Expresso 2222 sua música tema de autoria de Estevão Ciavatta e Alberto e Rodrigo Pitta, que Glamurama adiantou aqui.
O que Gil achou da homenagem? “Comovente… Homenagens são sempre comoventes. Reconhecimento de classes e a ligação do homenageado e aqueles que homenageiam. No caso, um bloco interessante. O mais jovem dos blocos afro da Bahia. Eles, que herdaram toda uma coisa do Olodum, do Ile Aiyê, já vêm sustentado por uma tradição que vem se formando durante esses últimos anos e resolveram me homenagear como uma prova disso, a aproximação que existe entre eu, o meu trabalho, o que eu significo e o que eles fazem. Essa é a coisa bonita da manifestação carnavalesca. E ao lado de tantas outras coisas, da luta social e suas varias dimensões. No caso também, a coisa estética, a elegância… O cortejo tem esse lado também do design. Uma moda afro brasileira interessante, muito bonita. Então são vários aspectos. Eu sou umzinho no meio disso tudo” (risos).
Assista abaixo trecho da homenagem.
Acompanhe mais sobre o Carnaval no canal Comissão de Frente por Fiat. Para acompanhar as novidades da FIAT, acesse o site, curta a página no Facebook e siga no YouTube, Twitter e Instagram.