red haired girl with hangover wanting coffee in bed
Recupere-se! || Créditos: iStock

Como curar a ressaca? Mitos e verdades, aqui!

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

red haired girl with hangover wanting coffee in bed
Recupere-se! || Créditos: iStock

Flavio Cadegiani, endocrinologista da Clínica Corposição, em Brasília, mandou para o Glamurama um guia de mitos e verdades quando o assunto é… Curar ressaca. Perfeito para este Carnaval que está só começando, não é?

* “Torrada queimada [carbono]: mito! Usamos carbono para lavagem gástrica quando substâncias venenosas são ingeridas, na tentativa de diminuir sua absorção. Porém, quando a ressaca bate, o álcool já foi absorvido há muito tempo. Ou seja, não funciona.”

* “Dormir: verdade! Durante o sono, muitas reações de desintoxicação do corpo aceleram. Por isso, tanto para a ressaca do álcool quanto para detox de outros abusos, como os alimentares, eu recomendo fortemente uma boa noite de sono com intensificação da higiene do sono [desligando celulares, wifi, luzes, evitando barulhos], pois a melhor qualidade do sono otimiza a depuração das substâncias tóxicas.”

* “Diuréticos: verdade! Mas não é para abusar! Nada de tomar medicamentos para isso. Diuréticos tendem a acelerar a depuração de algumas substâncias [mas não de todas], o que ajuda a diminuir a quantidade e a intensidade dos sintomas. Eu sugiro aos meus pacientes o consumo de boas quantidades de chá verde [feito na hora, não o chá verde gelado pré-pronto] e vitamina C em doses mais altas.”

* “Hidratação: verdade! Hidratar-se, além de acelerar a depuração de várias substâncias, é substrato para terminar de metabolizar diversas moléculas causadoras das queixas clássicas. Por isso, uma relativa ‘hiperhidratação’, ou seja, tomar muita água, poderá fazer bem para acabar com a ressaca.”

* “Prática de esportes: verdade! Costumo recomendar a prática de esportes com intensidade um pouco mais alta que o usual, principalmente as atividades aeróbicas. Por acelerar a metabolização e a depuração dos metabólitos, além de liberar endorfina, a atividade física é um grande auxiliar para diminuir a ressaca.”

* “Sauna: verdade! Embora não exista uma evidência científica robusta para sauna como prática para curar ressaca, esse hábito é amplamente conhecido no Norte e Leste da Europa para alívio dos sintomas. Existe uma forte plausibilidade por trás. Funciona, mas sempre aliada à hidratação adequada.” 

* “Alimentação: verdade! Alimentar-se com maior conteúdo de fibras solúveis e de proteínas [porque aceleram diversas metabolizações] ajudam a diminuir o tempo e a intensidade dos sintomas.”

* “Remédios: evite! Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas, porém existe um considerável risco de intoxicação hepática. Por isso, sempre recomendo fugir dos medicamentos que aliviam sintomas na ressaca.”

* “Café: verdade! A metilxantina, presente no café, apresenta receptores difusos no corpo, acelerando globalmente as reações químicas no organismo, o que consequentemente acelera o término da metabolização dos produtos do álcool. E coloque açúcar. A presença de glicose ajuda em várias dessas reações também. Contudo, não recomendo como primeira linha o café. As demais medidas apresentam, na minha prática clínica, melhores resultados.”

Você também pode gostar