14.02.2018  /  9:00

Com apoio de André Esteves, brasileiros participam de Olimpíada de Matemática nos EUA

André Esteves || Créditos: Getty Images

Formado em matemática pela UFRJ e dono de uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões (R$ 7,9 bilhões), o empresário André Esteves fez uma boa ação recentemente: ele resolveu bancar todos os gastos da equipe de brasileiros, todos do Rio de Janeiro, que viajou aos Estados Unidos participar da olimpíada de matemática das universidades Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambas sediadas em Cambridge, no estado americano de Massachusetts.

Conhecida como The Harvard-MIT Math Tournament (HMMT), a competição é realizada desde 1998 e conta com a participação de mais de mil alunos do ensino médio de todo o mundo. As provas ocorrem sempre nos meses de novembro e fevereiro, com as duas instituições se revezando na tarefa de receber os jovens experts em cálculos. A próxima prova será realizada neste sábado, no MIT.

Nenhum brasileiro ganhou o torneio até hoje, e o vencedor nas edições do ano passado e de 2016 foi o chinês Yuan Yao. Ele é aluno da tradicional Phillips Exeter Academy, uma escola do New Hampshire que também emplacou os vencedores de todas as edições do HMMT realizadas a partir de 2012. A escola é uma das mais prestigiadas dos EUA, e tem uma lista de ex-alunos que inclui desde o ex-presidente Abraham Lincoln ao escritor Gore Vidal. (Por Anderson Antunes)

Os brasileiros em Harvard || Créditos: Reprodução/Facebook