18.01.2018  /  12:58

Quatro cuidados básicos para aproveitar ao máximo o Folia Glamurama… Vem ver!

Dicas pré, durante e pós-carnaval para curtir a folia “diboua”|| Créditos: Divulgação

Os preparativos para o Carnaval estão a todo vapor. Que o diga os glamurettes que já estão em clima de contagem regressiva para o Folia Glamurama, que rola neste sábado, na praça Victor Civita. Para que você possa aproveitar agito, a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita dá dicas práticas para manter suas pernas saudáveis para pular até a quarta-feira de cinzas no maior pique. Confira:

Prepare-se: Nem todos estão com preparo físico adequado para a maratona de blocos e desfiles durante o Carnaval, o que pode causar câimbras e dores musculares, principalmente nas pernas e nos pés. “Se esse é o seu caso, o recomendado é que escolha sapatos adequados, tênis com bom amortecimento é ideal, e não se esqueça de fazer um bom alongamento antes da festa”.

Hidrate-se: Cuidado com a desidratação. O calor e as bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a incidência de câimbras, dores musculares e a retenção de líquidos. Portanto, beba MUITA água o tempo todo.

Descanse: Durma bem após as festas para que seu corpo possa recuperar energia e descansar. Como durante o Carnaval dormimos tarde e ficamos muitas horas em pé, existe uma tendência a retenção de líquidos e inchaço, principalmente para pessoas com problemas de circulação, obesos, gestantes e portadores de pressão alta. “É importante lembrar que, se o inchaço permanecer por um longo período, a incidência de erisipelas, flebite e até trombose aumenta”.

E o que fazer se as pernas e pés ficarem inchados? Neste caso, a médica recomenda dormir com as pernas elevadas, colocando um travesseiro sob elas. Compressas frias no final do dia também ajudam. “Nunca faça escalda pés ou qualquer tipo de compressa quente, pois podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e agravar o quadro. Para quem já possui predisposição para retenção hídrica, consulte um vascular, pois existem medicações, meias e até cremes que podem deixar suas pernas bem mais leves e saudáveis para o Carnaval.”