Guy Ritchie faz 47 anos nesta quinta e virou hype com “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, filme que foi gravado às pressas por conta do baixo orçamento e se tornou um clássico dos filmes alternativos. Depois disso, ele nunca mais deixou de lado as características que o fizeram famoso: montagem inquieta e personagens birutas. Sua capacidade de criar bons vilões ou mocinhos, aliás, é um dos aspectos mais elogiados de seus filmes, fazendo com que atores como Brad Pitt e Robert Downey Jr. tenham tido suas melhores atuações nas mãos do diretor. Confira 4 personagens marcantes do lorde inglês.
Jason Statham como Bacon em “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” – O primeiro papel de Jason Statham no cinema foi talvez o melhor que ele fez na vida. Bacon é um sádico e violento gangster londrino e Statham atua com um forte sotaque britânico. Todas as falas dele no filme denotam um total desprezo a qualquer autoridade, que resulta em situações tragicômicas que transformam o filme em um clássico alternativo. Foi, talvez, também o último papel consagrado do ator, que depois fez filmes como “Carga Explosiva” e “Mercenários”. Talento desperdiçado…
Brad Pitt como Mickey O’Neil em “Snatch, Porcos e Diamantes” – Brad Pitt é, além de um rostinho bonito, um grande ator e ela prova isso em “Snatch”. Mickey O’Neil é um cigano irlandês lutador de boxe. Seu sotaque, um misto de inglês, irlandês e cigano, é tão ininteligível que durante o filme outros personagens fazem piada sobre isso. Além do sotaque, Pitt protagoniza uma das melhores cenas do filme, com a luta de boxe no final, que mostra toda a entrega do ator ao papel.
Madonna como Amber em “Destino Insólito” – Do casamento de Madonna e Ritchie nasceu um filme. Não é a melhor investida do diretor, mas é uma boa diversão principalmente para o fãs da diva. A personagem de Amber é uma socialite que durante uma viagem de barco atormenta a vida de um dos funcionários da embarcação. Porém, a filme fica divertido quando um acidente acontece e Tony e Amber conseguem escapar, mas ficam presos em uma ilha deserta. A partir desse momento o longa se torna uma comédia romântica com Madonna comendo o pão que o diabo amassou.
Robert Downey em “Sherlock Holmes” – Downey Jr. reviveu sua carreira com “Homem de Ferro”, mas seu melhor papel veio em “Sherlock Holmes”. Fazendo o papel do mais famoso detetive do mundo, o ator reinventou o que o imaginário popular pensava sobre o personagem de Arthur Conan Doyle. Em vez de fazer um Sherlock Holmes calculista, o personagem do filme de Ritchie é enérgico e irônico, mas sem perder o talento para desvendar mistérios. Diversão garantida!