Muito se conhece sobre Andy Warhol quando o assunto é o glam-pop, suas obras de artes e celebridades. Mas, e o Andy Warhol antes de tudo isso? Pouco se sabe, mas em 1963 o artista partiu em uma road trip de Nova York até Los Angeles. Entendidos do mundo Warhol dizem que esta viagem inspirou o artista em sua metamorfose pessoal.
No estilo “João e Maria”, Wahrol guardou tíquetes e recibos de todos os lugares por onde passou. 52 anos depois, Deborah Davis, grande fã do artista, resolveu recriar a viagem usando esses tíquetes. O trajeto foi de Nova York a St. Louis ( no Missouri) e, em seguida a trip seguiu pela icônica Rota 66, passando por Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e, finalmente, chegou à Califórnia.
Em suas pesquisas para o livro, Deborah descobriu que Warhol, que tinha muito medo de avião, decidiu ir de carro para Los Angeles depois que soube da queda de um avião dois antes da viagem. Em sua mala, levou uma câmera de vídeo e, pelo caminho, comprou cerca de 50 revistas, além de um smoking para participar de uma retrospectiva da obra de Marcel Duchamp em LA.
A viagem e toda a história ao redor foram parar no livro “The Trip: Andy Warhol’s Plastic Fantastic Cross-Country Adventure”, inédito no Brasil e à venda na Amazon.