Depois de mapear e fazer um guia incrível com mais de mil grafites pelo mundo, o Google surpreende novamente. A todo-poderosa do Vale do Silício lançou nessa sexta-feira o “Google Art and Culture”, espaço na internet dedicado a mais de mil museus espalhados em 70 países ao redor do mundo. Além de digitalizar documentos importantes, o site e aplicativo traz uma experiência imersiva ao usuário, não só explicando e contando a história das obras, mas também incluindo uma visão em 360 graus da Catedral de São Paulo, em Londres, e até voltar ao tempo para conhecer o antigo templo de Zeus.
Outra coisa bacana do aplicativo é uma espécie de Shazam das artes: basta mirar a câmera do telefone na tela que o aplicativo trata de trazer todas as informações em sua língua natal. Por enquanto, o recurso está disponível em alguns museus como o Dulwich Pictur Gallery, em Londres, a Galeria de Arte de Sydney e a Galeria Nacional de Arte de DC, em Washignton.
Em tempo: não é novidade que o Google quer trazer mais arte para a Internet. A empresa trabalha em projetos desse tipo há mais de cinco anos, inclusive com parceria de quatro museus brasileiros.