Com todas essas estações, andar de metrô passa a ser mais que apenas um trajeto, mas um verdadeiro passeio cultural. Confira nossa seleção das estações mais incríveis pelo mundo:
Melhores murais: Universidad de Chile – Santiago
A Universidad de Chile em Santiago, foi considerada a estação com os melhores murais pintados. Abaixo da universidade que ensinou o Prêmio Nobel de poetas Pablo Neruda e Gabriela Mistral, contém a vasta Memória Visual mural de uma Nação, pelo pintor chileno Mario Toral . Seus seis painéis têm 1.200 metros quadrados e retratam os conquistadores espanhóis , a vida dos mineiros e da repressão da ditadura militar do país – dando as plataformas a sensação de estar em uma igreja renascentista.
Melhor arte: T- Centralen – Estocolmo
O sistema de metrô de Estocolmo, tem sido chamado de ” o maior museu de arte do mundo ‘. Cada estação exibe obras de arte, e nas paradas, arcos semelhantes a cavernas . O teto da T- Centralen (foto) foi pintado pelo artista finlandês Per Olaf Utvedt , e as paredes vermelhas e teto da estação Solna Centrum mostram mais do que um submundo subterrâneo. Inacreditável!
Melhor iluminação : Westfriedhof – Munique
A estação Westfriedhof de Munique tem seu próprio conjunto de lâmpadas de grandes dimensões, feito pelo conceituado Ingo Maurer. O projeto chegou a ser exibido na Europa, Japão e nos EUA, com vários outros do designer na coleção do Museu de Arte Moderna. Em 2001, ele criou 11 tons de alumínio que iluminam com cor as paredes e plataformas de concreto da estação. Oito anos depois, Maurer desenvolveu o conceito de iluminação, onde um teto de aço inox com acabamento espelhado e leds azuis reluzem em pilares que parecem brilhar por dentro.
Melhores superfícies de parede : Toledo – Nápoles
Uma cidade italiana leva o primeiro lugar para um projeto que transformou seu sistema subterrâneo em um espetáculo visual. A iniciativa ” estações de arte ‘ em Nápoles desafiou arquitetos de renome mundial e designers como Karim Rashid, Sol LeWitt e Anish Kapoor para reformar o metrô da cidade. O aclamado arquiteto catalão Oscar Tusquets Blanca projetou a estação de Toledo (foto), que foi inaugurada em 2012, com mosaicos do artista William Kentridge e uma marinha por Robert Wilson composta de painéis de parede de led. Na parede entre o térreo e os níveis mais baixos, milhares de azulejos Bisazza em tons de azul, fazem com que os passageiros literalmente viagem para o andar abaixo através das escadas rolantes. De encher os olhos!
Arquitetos mais conhecidos: Canary Wharf – Londres
Na estação de Londres Canary Wharf (foto) – que também pode ser nomeada como “melhor possibilidade remota em uma escada rolante “, estrelando em filmes como Simplesmente Amor e Extermínio (28 dias depois) – foi concluída em 1999 e ganhou vários prêmios de arquitetura. A estação foi projetada por Norman Foster e faz parte da remodelação e ampliação da linha Jubilee , que reuniu os principais arquitetos , sob a coordenação de Roland Paoletti.