Adriana Varejão || Créditos: Murillo Tinoco/Divulgação

Exposição propõe diálogo entre a arte de Adriana Varejão e da portuguesa Paula Rego

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Adriana Varejão || Créditos: Murillo Tinoco/Divulgação

Atenção, glamurette carioca: no dia 2 de setembro, a Carpintaria – espaço experimental da Fortes D’Aloia & Gabriel – abre as portas para uma exposição que coloca lado a lado os trabalhos de duas gigantes da pintura. A portuguesa Paula Rego e a brasileira Adriana Varejão exibem juntas suas obras de arte. E mesmo pertencendo a gerações e continentes distintos, em muitos momentos as duas parecem habitar o mesmo terreno: visitam com frequência temas da História ou do universo ficcional.

Consagrada como a mais importante pintora portuguesa da atualidade, Paula Rego também é um dos grandes nomes da arte inglesa – ela se mudou para Londres no início dos anos 1950 e trabalha sempre em séries construídas a partir de narrativas de outros autores. Estas que ela reconta à sua maneira, na forma de uma grande cena teatral, recaindo sempre no lado perverso da História. No caso desta exposição, sua primeira mostra no Rio, os trabalhos selecionados se debruçam sobre dois textos: “Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, e “Bastardia”, de Hélia Correia.

Dois trabalhos da artista portuguesa Paula Rego || Créditos: Divulgação

Já a relação de Adriana Varejão com o texto é mais sutil, metafórico. Muitas vezes seu interesse é documental, mais próximo da antropologia e da literatura histórica do que da ficção, se alimentando mais de imagens, com pega mais crítica. Para esta exposição, traz seis obras pertencentes a duas séries. Uma dialoga com o trabalho do ceramista português Bordalo Pinheiro e a outra, mais recente, em formato de folhas secas que só foi mostrada de forma parcial em Hong Kong, aposta em temas ousados como o sexo e a amamentação.

Paula Rego e Adriana Varejão
Abertura: 2 de setembro de 2017, sábado, a partir das 15h
Visitação: De terça a sexta, de 10h às 19h; Sábados, de 10h às 18h
Até 4 de novembro de 2017
Carpintaria: Rua Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico
Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3875 5554

Você também pode gostar