07.03.2017  /  12:26

Campanha da Saint Laurent estrelada por brasileira gera polêmica na França

Fernanda na SPFW e uma das imagens da campanha || Créditos: Getty Images
Fernanda na SPFW e uma das imagens da campanha || Créditos: Getty Images

Divulgada no fim de fevereiro, a nova campanha de outono da Saint Laurent estrelada pela modelo brasileira Fernanda Oliveira está dando o que falar na França. Isso porque a ARPP, o órgão que regula a publicidade no país europeu, recebeu várias queixas nos últimos dias de pessoas que se sentiram ofendidas com as imagens da campanha, nas quais Fernanda aparece em poses bastante provocativas.

O grupo feminista Osez le féminisme! também criticou as imagens, que classificou como “degradantes” e “humilhantes” para as mulheres. Em um comunicado, o diretor do ARPP, Stéphane Martin, se referiu à campanha como “a volta do pornô chique”, indicando que deverá lutar pela proibição de sua veiculação. A Saint Laurent, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Não é a primeira vez que Fernanda, que é pernambucana, se envolve em polêmica. Na última edição da São Paulo Fashion Week ela já havia causado frisson quando desfilou pela Animale exibindo um punhal tatuado entre os seios, algo que também fez dela uma das sensações do evento. (Por Anderson Antunes)