02.01.2018  /  13:52

Caldeirão cultural: Imbassaí, na Bahia, será palco de projeto que conecta arte de todo o mundo

Clique de edição passada do Encontro de Culturas do Mundo || Créditos: Divulgação

O ano começa com programação imperdível! O Espaço Cultural Tangará Mirim recebe de 18 a 22 de janeiro de 2018 o Encontro de Culturas do Mundo, evento que vai levar a Imbassaí, Bahia, artistas, professores e grupos de dança e música de países como Suíça, Argentina, Palestina, Congo, Cuba, França, Guiné e Brasil, além de representantes das etnias indígenas Guarani, Fulni-ô e Kayapó, para a realização de oficinas, concertos, vivências e fóruns.

Entre as atrações internacionais, destaque para a dupla de dançarinos Koki y Pajarin Saavedra, que vai ministrar a Oficina de Ritmos e Danças do Folclore Argentino, para a professora de dança Alexa Candrian (Suíça), que vai conduzir a Oficina de Danças dos Balcãs, e Mariama Camara, com a Oficina de Danças da Guiné.

Entre os artistas nacionais está a dançarina e coreógrafa baiana Rosangela Silvestre, para comandar a Oficina de Técnica Silvestre e Simbologia das Danças dos Orixás; o paraense Raimundo Rodrigues Borges que, acompanhado pelo grupo Raio de Sol, vai tocar, cantar, dançar e ensinar a marujada, folia de São Benedito, carimbó e retumbão; e a Família Menezes, do Maranhão, para apresentar o Baião de Princesas e brincadeiras cantadas.  Também tocará no evento a Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos de diversos países que vivem em São Paulo.

Encontro de Culturas do Mundo || Créditos: Divulgação

Grupos indígenas farão uma mostra de seus costumes e tradições como o banho a vapor de purificação do corpo e da alma, canto, dança e pinturas corporais.

Para beneficiar os moradores da região onde fica o espaço que vai fazer ferver todo esse caldeirão cultural, o Centro de Estudos Universais, associação sem fins lucrativos, promoverá eventos artísticos para comunidades carentes da cidade. Toda a renda obtida com as inscrições do Encontro de Culturas do Mundo será usada para viabilizar o evento.

Encontro de Culturas do Mundo
De 18 a 22 de janeiro de 2018
Local: Espaço Cultural Tangará Mirim – Imbassaí, município de Mata de São João, Bahia
Ingressos: www.ceuaum.org.br/encontro-de-culturas-do-mundo/valores
Informações e inscrições: www.ceuaum.org.br