27.02.2021  /  8:59

Cabelos cacheados e ondulados parecem fáceis de cuidar, mas precisam de tratamentos especiais. Aqui, 5 dicas de especialistas para arrasar nas ondas

Maísa, Juliana Paes, Zendaya / Crédito: Instagram

Pode parecer que ostentar fios cacheados ou ondulados é fácil por sua naturalidade. Mas quem tem este tipo de cabelo sabe bem que eles precisam de cuidados especiais e diários. E com as mulheres cada vez mais empoderadas e assumindo as madeixas naturais, é preciso saber como cuidar do visual. Por isso, o top dermatologista Dendy Engleman, de Nova York, revelou para a revista “Allure” que os cabelos cacheados são mais frágeis e precisam de mais umidade em comparação com outras texturas de cabelo. Com isso em mente, confira as dicas do médico e de hair stylists americanos e arrase.

Não lave com frequência

A principal mudança de hábito que você deve fazer depois da transição é na quantidade de vezes que lava o cabelo durante a semana. O certo é evitar lavagens frequentes para que os fios não percam a oleosidade natural. “O cabelo cacheado tende a ser um pouco mais seco do que o cabelo liso, então lavar de uma a três vezes por semana é um bom começo. Se você achar que o cabelo está ficando muito oleoso ou muito seco com essa rotina, é melhor mudar. Não existe uma abordagem que sirva para todos; você tem que encontrar a melhor rotina para você”, explica Engleman.

No dia da lavagem, opte sempre por produtos mais hidratantes. “É melhor evitar produtos agressivos como sulfatos, bem como ingredientes secantes como o álcool. Eu também evitaria silicones, ceras e óleos minerais, pois eles podem causar acúmulo mais facilmente”, explica o profissional.

Torça, não amasse

Muitas pessoas amassam o cabelo na hora de definir os cachos, mas essa técnica não é a ideal. Para deixar todos os fios certos, a melhor opção é torcer. “Usar um difusor junto da técnica de torção é ideal, assim como passar os produtos certos, claro”, diz a hairstylist americana Laura Polko. É possível também deixar o cabelo secar naturalmente após esse método, mas o frizz deve aparecer. Para manter os cachos sempre saudáveis, evite prender muito o cabelo: isso pode quebrar e, a longo prazo, fazer com que o cabelo perca a definição.

Modele o cabelo ainda molhado

Para modelar os fios, nada de esperar o cabelo secar um pouco para então usar os produtos específicos. O ideal é começar com os fios extremamente molhado. “Quando está lavando o cabelo com condicionador ou enxaguando depois do condicionamento está texturizando os fios. É aí que obtém a maior definição. Aplicar o produto de modelagem em cabelos super molhados é basicamente um ajuste de sua textura natural”, explica o hairstylist americano Chuck Amos.

Use difusor

Se você gosta de cachos mais bem definidos e com pouco frizz, a melhor opção é contar com o auxílio de um difusor. “Minha dica para usar um difusor é colocar na opção mais quente, mas com o vento no mínimo”, revela Chuck. Após secar, não esqueça de usar um óleo finalizador ou mousse para manter tudo do jeito que gosta.

O pente certo

“As ferramentas certas são essenciais”, explica o cabeleireiro Chuck Amos. Para desembaraçar, o certo é usar os próprios dedos, passando delicadamente em todo o cabelo. Se você não abre mão dos pentes, prefira então os de dentes largos para que os cachos não percam o formato nesse processo.