05.03.2018  /  9:00

Cabelo x Academia: é importante cuidar das madeixas antes, durante e depois da malhação

Para malhar e manter o corpinho e o cabelo impecável de Jasmine Tookes || Créditos: Divulgação

Muitas dúvidas existem sobre o cuidado do cabelo enquanto rola a malhação. Tudo isso porque o suor danifica os fios e surgem aquelas perguntas: Lavar ou não lavar? Prender ou não? Usar algum produto antes, durante ou depois da malhação? Tudo para manter além de um corpinho em dia, cabelos bem hidratados, brilhantes e sem pontas duplas. Com a ajuda da tricologista Dra. Mabe Gouveia, da clínica Valéria Marcondes, e da dermatologista Dra. Thaís Pepe, Glamurama indica todos os cuidados que você deve ter pra conseguir manter a saúde e a aparência dos fios tão no dia a dia quanto na academia. Anota aí:

Antes de malhar

O ideal é proteger os fios antes mesmo de ir para o treino com óleos que tenham ação antioxidante e pré-shampoos que controlam a oleosidade do couro cabeludo e protegem os fios dos efeitos do cloreto de sódio produzido pelo suor que em excesso pode causar obstrução dos folículos, queda, além de ressecamento.

Durante o treino

Os cabelos devem estar presos em rabos de cavalo, coques e tranças com elásticos grossos e revestidos de algodão, não tão apertados para não exercer tração nos fios, quebrar e nem alterar a fibra capilar.

Pós-malhação
Após os exercícios é importante lavar e não é errado fazer isso todos os dias. Melhor lavá-los diariamente do que manter o suor no couro cabeludo e nos fios. Importante lembrar das hidratações e cuidados com couro cabeludo e fios que devem ser realizados com intervalos semanais ou quinzenais. Se por algum imprevisto não conseguir lavar os fios após o exercício, uma das opções é usar o shampoo a seco. Muitos pacientes com intuito de diminuir os males do suor, optam pela aplicação da toxina botulínica (botox) no couro cabeludo. Ele diminui a produção de suor em glândulas sudoríparas com resultados interessantes.

CoWash

Existe uma solução menos agressiva para quem lava os fios diariamente. Os sulfatos presentes nos shampoos convencionais abrem as escamas dos fios deixando os cabelos vulneráveis à perda de nutrientes e ao ressecamento. Para acabar com esse problema, a técnica do CoWash consiste na troca de shampoos que contêm elementos como sulfatos, derivados de petróleo, vaselina, parafina ou silicones insolúveis pela aplicação de condicionador durante a lavagem que atua na higienização do couro cabeludo, em um processo menos agressivo. Este método pode ser intercalado com o no poo, que não utiliza shampoo; e o low poo, que faz uso apenas de itens sem sulfato.

Na galeria, Glamurama indica alguns três produtos que vão te ajudar nessa missão.