18.07.2020  /  9:00

Cabelo platinado hit da temporada! Aprenda como cuidar dos fios depois desse processo com o hairstylist Rodrigo Cintra

Cara Delevigne, Katy Perry, Jennifer Lawrence, Kaia Gerber e Kristen Stewart || Reprodução

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de radicalizar o visual e dar uma de Marilyn Monroe, com seus cabelos platinados. Pois a tendência dos fios descoloridos voltou com tudo. Várias celebs adotaram nos últimos meses. E se você faz parte do time que pensa em encarar essa mudança, atenção para o que o hairstylist e apresentador do programa Esquadrão da Moda, Rodrigo Cintra, tem a dizer. “Manter esse cabelo em dia requer uma manutenção extremamente cuidadosa, hidratação com maior frequência e o processo de descoloração é bem mais agressivo. Nem todo fio está saudável para receber esse tipo de procedimento”. Às dicas de Cintra:

Seu cabelo está pronto para descoloração?
“Antes de mais nada, procure um profissional de confiança. Ele fará uma avaliação da saúde da fibra capilar para saber se seu cabelo suportará o processo. Se os fios estiverem muito fragilizados, vale apostar em um cronograma capilar para preparar o cabelo e fortalecê-lo para a grande mudança.”

Pode ser que leve mais de uma sessão…
“É normal já querer sair do salão com o visual incrível. Mas, nem sempre é possível atingir o tom claríssimo em um único dia. Isso vai depender de como o cabelo responde ao processo e também da qualidade dos produtos usados. O cabelo fino e claro, por exemplo, consegue atingir o efeito platinado mais rápido. Já o grosso ou muito escuro tem que passar por várias etapas para a remoção de todo o pigmento, e isso pode ser feito em alguns dias. Quem tem fios tingidos também necessita de um período mais extenso. O profissional é quem vai dizer sobre possibilidade de chegar ou não ao tom platinado e o tempo que isso levará.”

Qualidade dos produtos
“Existem vários itens no mercado que ajudam a proteger e preservar a saúde do cabelo mesmo nos procedimentos mais agressivos, como a descoloração. Esteja atenta ao que será aplicado no seu cabelo. Opte por aqueles que mantenham a integridade do fio.”

Rotina de hidratação
“Agora é ficar de olho e manter os fios muito bem cuidados. As hidratações capilares servem para fortalecer e aumentar a durabilidade do tom. Você pode alternar os tratamentos em casa, mas vale bater cartão mensalmente no salão para um tratamento mais profissional e ideal para o seu tipo de cabelo.”

Arsenal específico para o novo tom
“Essa tonalidade dá um pouco mais de trabalho. E, por isso, é preciso ter em mãos itens para não deixar os fios amarelados ou alaranjados. Alguns produtos contêm fórmula com propriedades especiais, como micropigmentos violeta, que atuam na recuperação, hidratação e nutrição das fibras capilares, além de iluminar. Máscaras e leave-ins também são bem-vindos, assim como spray de brilho. O ideal é você solicitar um help para o seu cabeleireiro. Peça para ele anotar todos os produtos que vão te ajudar nessa jornada ‘total blondie’.”

Platinado x equipamentos de calor
“Depois de todo processo de descoloração e coloração, submeter os fios ao calor extremo com uso de prancha, secador e babyliss pode deixar o cabelo ressecado e sem brilho. E pior, dependendo do dano, isso poderá impedir retoques futuros. Portanto, não esqueça de usar protetor térmico e evite excessos.”

Protetor solar, por favor!
“Isso é uma exigência se quiser evitar fios ásperos. A radiação solar danifica e ajuda a desbotar o tom mais rápido. Os raios UV provocam a oxidação capilar por conta dos radicais livres e esse processo desencadeia probleminhas indesejáveis, como fios quebrados, opacos e embaraçados. Portanto, se for sair de casa, não esqueça de passar protetor. Seu cabelo agradece!