18.04.2020  /  8:47

Britânicos se organizam para cantar um ‘Parabéns a Você’ de suas janelas no aniversário de Elizabeth II

Um outdoor com uma mensagem da rainha é instalado em Londres || Créditos: Reprodução

Elizabeth II completa 94 primaveras na próxima terça-feira, e pela primeira vez nos mais de 68 anos de reinado da monarca, e por causa da pandemia de Covid-19, os súditos dela não poderão ir às ruas para celebrar seu aniversário como sempre foi a tradição. Com o lockdown no Reino Unido estendido por pelo menos mais três semanas, conforme anunciado pelo governo do país na última quinta-feira, aglomerações continuam proibidas por lá a fim de conter o contágio da doença que já causou quase 15 mil mortes em terras britânicas.

Mas como crises também são momentos para se pensar em soluções diferentes, uma campanha virtual com a hashtag #SingForTheQueen (#CanteParaARainha) está sendo orquestrada por internautas da Inglaterra, Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte, além das outras 15 nações das quais a rainha também é chefe de estado, para que um “Parabéns a Você” coletivo seja cantado das janelas de cada uma delas, a partir das 9h do dia 21, no horário de Londres, tal como fizeram os italianos para quebrar o tédio da quarentena.

O momento promete ser único, e deverá reforçar a imagem de Elizabeth II como grande líder dos britânicos, já que o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson precisou se afastar do trabalho por ter contraído o novo coronavírus e ainda está de licença médica. Outro poderoso que contraiu a doença mas não chegou ao ponto de ser internado na UTI como o político (apesar de ter tido seu plano de funeral de estado revisado), o príncipe Charles também deverá fazer uma homenagem especial, e transmitida pela internet, pelos 94 anos de vida de sua mãe. (Por Anderson Antunes)