01.04.2016  /  11:31

Brincadeira de 1º de abril do Google causa polêmica e demissões

A função "mic drop" que causou polêmica na internet || Créditos: Reprodução
A função “mic drop” que causou polêmica na internet || Créditos: Reprodução

Primeiro de abril é sempre um dia problema na internet. Se por um lado as piadinhas pipocam www afora – este ano sobrou até para Mark Zuckerberg -, por outro algumas não acontecem como o esperado. O Google é conhecido por plantar inverdades na data e, neste ano, decidiu “inovar”. No Gmail, a empresa criou uma funcionalidade chamada “mic drop” que, além de enviar a mensagem, incluia um GIF animado de um Minion largando um microfone e saindo de cena, além de não deixar o destinatário responder ao email.

O grande problema, no entanto, foi que o “novo” botão entrou no lugar do botão “enviar e arquivar”, usado por muitas pessoas. Resultado: a empresa recebeu no começo da manhã uma enxurrada de mensagens de pessoas enfurecidas reclamando que perderam trabalhos. Até casos de demissões foram registrados. A mais polêmica, no entanto, foi a de um e-mail enviando condolências a uma mãe que acabara de perder a filha.

*

O Google reconheceu os problemas e divulgou um comunicando no qual diz que “parece que fizemos um trote contra nós mesmos este ano. Devido a um problema, a ferramenta de ‘mic drop’ causou mais dores de cabeça do que risadas. Lamentamos muito.” Pegou mal.